Precisando retomar o caminho das vitórias, o Atlético recebe o América às 22h desta quarta-feira (28), no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro. Com 3 pontos, o Galo é o lanterna do grupo A. Já o Coelho lidera o grupo B, com 7 pontos.
Essa será a estreia oficial da equipe principal do Atlético na temporada. Os jogadores estavam nos Estados Unidos para realizar a pré-temporada e disputar a FC Series, onde enfrentou Cruzeiro e Orlando City.
Enquanto o time principal estava no país norte-americano, os jovens do sub-20 disputavam as três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. Foram três empates, contra Aymorés, Democrata e Pouso Alegre. Os três pontos conquistados colocam o Atlético na lanterna do grupo A e pressionam a equipe principal pela vitória no clássico.
Além da vaga na próxima fase do Campeonato Mineiro, que neste momento está com o Betim, líder do grupo, a classificação para a Copa do Brasil de 2026 também fica em risco.
Com o retorno do time titular, o Atlético deve ir a campo com a mesma equipe que iniciou a disputa dos dois amistosos nos Estados Unidos: Éverson; Saravia, Lyanco, Júnior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera, Gabriel Menino e Alan Franco; Bernard, Scarpa e Hulk
Já o América chega invicto e embalado para enfrentar o Atlético, já que empatou na estreia pelo Mineiro e venceu os últimos dois jogos. A última vitória foi contra o Villa Nova, no Independência, por 2 a 0. O resultado fez com que o Coelho obtivesse a melhor campanha geral do Estadual, com sete pontos e nove gols de saldo.
Em relação ao time do técnico William Batista, a maior curiosidade fica pela presença de Martín Benítez. O argentino, que perdeu metade da temporada passada por causa de uma lesão no tendão de Aquiles, sentiu um incômodo na coxa direita no jogo passado e é dúvida. Caso “El Lobo” não tenha condições de jogo, o compatriota Fernando Elizari é o principal candidato a herdar a vaga.
Se a ausência de Benítez é uma incógnita, a de Matheus Mendes é uma certeza. O goleiro, que é titular, pertence justamente ao Atlético e está cedido por empréstimo ao Coelho. Para ter o arqueiro no clássico, o América teria de pagar uma multa milionária, de R$ 750 mil, valor este que a diretoria americana considera alto e decidiu não pagar. Jori deve ser o substituto.
Por fim, William Batista optou por iniciar o jogo passado com o zagueiro Ricardo Silva e o lateral-esquerdo Marlon, ambos titulares, no banco de reservas. Com o descanso, os dois jogadores devem voltar ao time titular, que provavelmente será o seguinte: Jori; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miquéias, Cauan Barros e Benítez (Elizari); Fabinho, Figueiredo e Jonathas.