A busca por reforços para o elenco do Atlético para a temporada de 2025 foi baseada em cinco fatores que iriam suprir necessidades identificadas pelo Centro de Informação do Galo (CIGA). O assunto foi externado pelo Gerente de Mercado do clube, Rodrigo Weber, durante uma conversa com a imprensa na Cidade do Galo, nesta quarta-feira (19).
A profundidade do elenco alvinegro foi alvo de diversas críticas durante a temporada de 2024. Em alguns momentos do ano, o Galo teve mais de 14 desfalques e não tinha jogadores suficientes para compor todo o banco de reservas. Além disso, o elenco também não tinha jogadores com características essenciais.
Corrigir esses erros foi o principal foco dos analistas do Atlético na última janela. Para buscar as contratações, o Galo focou em cinco pontos:
- Melhorar a fisicalidade do elenco;
- Ter jogadores versáteis para atuar em diversas posições;
- Valorizar jogadores brasileiros, diminuindo o número de estrangeiros;
- Buscar jogadores com mentalidade competitiva;
- Ter mais jogadores entre 24 e 29 anos, considerada a idade de pico de um atleta.
“Identificamos, na avaliação de elenco de 2024 - que é um trabalho bastante robusto, com a participação da comissão-, que o Atlético tinha desequilíbrios no elenco e precisava buscar no mercado jogadores que atendessem características específicas. Jogadores físicos, versáteis, com uma mentalidade competitiva maior, uma reação melhor em momentos de adversidade, jogadores em idade de pico. Esses critérios foram levados para a direção e levados em consideração na avaliação dos jogadores. Fomos felizes nas escolhas e melhoramos o elenco do Galo em todos os aspectos”, explicou Weber.
Além disso, o CIGA também atuou no auxílio para a saída dos atletas, indicando quem não tinha um custo beneficio favorável e, também, em jogadores em fim de contrato que não estavam mais rendendo o esperado.
“A gente avalia os contratos, as idades, prevendo para a temporada seguinte recomendações de contrato ou buscar opções melhores no mercado para suprir, como aconteceu agora”, explicou Weber.
Para a atual temporada, o Atlético contratou 10 jogadores. Os zagueiros Iván Román e Vitor Hugo. Os laterais Nathanael e Caio Paulista. Os meias Patrick e Gabriel Menino. E os atacantes Rony, Júnior Santos, João Marcelo e Cuello.