Mesmo com um ótimo início de partida, o Atlético não conseguiu manter o ritmo e estreou com derrota para o Grêmio no Brasileirão por 2 a 1 na noite deste sábado (29), em Porto Alegre. O Galo não conseguiu converter as grandes chances que teve nos primeiros minutos do jogo e acabou sofrendo com os erros defensivos que resultaram nos gols do Grêmio.
O início de partida animou o torcedor do Atlético. Foram quinze minutos de muita pressão onde a estrela do goleiro Tiago Volpi brilhou e impediu o Galo de abrir o placar por três vezes.
Sem marcar nos primeiros minutos, o Atlético diminuiu o ritmo e viu o Grêmio crescer na partida, abrir o placar e ampliar ainda no primeiro minuto, se aproveitando dos erros defensivos.
Primeiro, com Arezo, aos 33 minutos, que aproveitou um cruzamento de Amuzu que passou por toda a área atleticana e encontrou o atacante livre.
Depois foi a vez de Edenílson, que viu a bola sobrar após um bate-rebate de Alonso e Arana e ampliou o placar aos 44 minutos do primeiro tempo.
Agora, o Atlético vira a chave e mira mais uma estreia, na próxima terça-feira (1º), contra o Cienciano, pela Copa Sul-Americana. O Galo vai viajar até o Peru para enfrentar o adversário.
O jogo
O Atlético começou o primeiro tempo dominando as ações da partida. Foram 15 minutos de total domínio alvinegro que poderia ter aberto o placar e até mesmo ampliado se não fosse o goleiro Tiago Volpi.
Logo aos dois minutos Cuello foi lançado na esquerda e cruzou na pequena área para Rony que, por pouco, não alcançou a bola e abriu o placar. No minuto seguinte os papéis se inverteram e foi Rony que cruzou para Cuello que, dentro da pequena área, chutou em cima de Volpi.
Aos cinco minutos, Cuello escapou pela esquerda e recebeu uma bela bola de Rony. O argentino invadiu a área e chutou por cima.
O Grêmio tentou contra-atacar no minuto seguinte. Amuzu recebeu a bola na meia lua e chutou para a defesa de Everson.
A pressão atleticana continuou e, aos oito minutos, Cuello recebeu cruzamento de Natanael e chutou em cima de Tiago Volpi.
Aos onze minutos foi a vez de Rony desperdiçar mais uma boa oportunidade. Arana recebeu passe de Cuello e cruzou rasteiro. O camisa 33 do Atlético chegou chutando, dentro da pequena área, e acertou o goleiro do Grêmio.
Após a blitz inicial do Galo, o Grêmio passou a igualar a partida. Aos 23 minutos, Cristian Olivera dividiu a bola na entrada da área, que sobrou para o próprio acertar um chute no ângulo, obrigando Everson a fazer boa defesa.
O Grêmio abriu o placar aos 32 minutos. Amuzu cruzou, a bola desviou em Alonso e sobrou para Arezo, que cabeceou sem chances para Everson. A defesa do Atlético pediu uma falta no início da jogada, mas o VAR analisou o lance e validou o gol.
O Tricolor gaúcho ampliou aos 44 com a lei do ex. Villasanti tentou lançar, Alonso cortou mal, a bola bateu em Arana e sobrou para Edenílson, que de primeira chutou sem chances para Everson.
O Atlético voltou melhor a campo no segundo tempo e, aos seis minutos, Rony descontou o placar após cobrança de falta, mas o juiz assinalou impedimento.
Aos 22 minutos, mais uma boa chance desperdiçada. Júnior Santos, que havia acabado de entrar no lugar de Rony, aproveitou uma falha da zaga, saiu na frente de Volpi e chutou para a defesa do goleiro.
O Atlético conseguiu descontar o placar aos 31 minutos. Scarpa escapou pela direita, cortou para dentro e lançou Rony que, de peixinho, colocou a bola no fundo da rede.
Ficha do jogo
Grêmio 2 x 1 Atlético
Data e horário: Sábado, 29 de março de 2025 - 18h30
Local: Arena do Grêmio, Porto Alegre
Motivo: Primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2025
Atlético: Éverson; Natanael (Bernard), Lyanco, Alonso (Rubens) e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Júnior Santos) e Gustavo Scarpa; Cuello, Rony e Hulk (João Marceo)
Grêmio: Tiago Volpi; Igor Serrote (João Lucas), Jemerson (Rodrigo Ely), Wagner Leonardo e Lucas Esteves (Viery); Villasanti, Camilo e Edenílson; Amuzu (Pavón), Cristian Olivera e Arezo (André Henrique)
Cartões amarelos: Jemerson, Cristian Olivera, Pavón e Wagner Leonardo (Grêmio)
Gols: Arezo (33’/1ºT) e Edenílson (44’/1ºT) / Rony (31'/2ºT)
Árbitro: Raphael Claus (SP)
Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Evandro de Melo Lima (SP)