O início da partida entre Atlético e América neste sábado (8 de março) foi marcado por homenagens ao Dia Internacional da Mulher. Após a entrada das equipes, uma fumaça rosa foi solta no ar e encheu todo o Mineirão, na Pampulha. Em campo, os times posaram com uma faixa com os dizeres “cartão vermelho ao feminicídio”. Trata-se de uma campanha do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ao lado de América, Atlético e Cruzeiro.
A campanha tem como objetivo sensibilizar torcedores, jogadores e toda a sociedade sobre a importância de relações igualitárias, de uma vivência saudável e não violenta da masculinidade, além de ressaltar a responsabilidade coletiva no enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio.
O estádio recebe, também neste sábado, uma ação do protocolo Quebre o Silêncio, de enfrentamento e prevenção à violência, especialmente sexual, contra mulheres em locais de lazer. Nos telões do estádio, as torcedoras são orientadas sobre os seus direitos e canais de denúncia. Nessa sexta (7 de março), o Mineirão inaugurou ainda um novo espaço na zona mista. As paredes passaram a estampar os bordões de 15 narradoras esportivas.
Atlético e América se enfrentam neste sábado em partida válida pela primeira rodada da final do Campeonato Mineiro 2025.