O Atlético foi oficialmente rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro sub-20 nesta quarta-feira (16/7). Uma campanha pífia na elite da categoria vai fazer o Galo disputar a segundona, que é uma novidade no calendário da base no Brasil. Entenda como ela funciona.
A Série B do sub-20 teve sua primeira edição em 2025. 16 dos melhores clubes, conforme o ranking da CBF, que não estavam na Série A, disputaram o torneio.
Os 16 times foram separados em dois grupos com oito cada. Cada um fez sete jogos na primeira fase, e os quatro melhores de cada grupo avançaram para a fase mata-mata, que foi disputada em jogos únicos por fase.
Os dois finalistas e o melhor time, fora os da final, sobem para a Série A. Nessa primeira edição, as vagas ficaram com o Avaí, campeão, o Vitória, vice, e o Criciúma, dono da melhor campanha até as semifinais.
A CBF ainda não divulgou detalhes da Série B de 2026, mas, se seguir o mesmo modelo, o que é provável, o Atlético terá nove jogos até a final da competição para garantir um retorno à elite. Treinador do sub-20 atleticano, Leandro Zago falou como disputar a competição vai ter muito impacto no desenvolvimento de alguns jogadores.
O sub-20 do Atlético segue na disputa do Campeonato Mineiro da categoria, que está na primeira fase. O próximo jogo será o clássico contra o Cruzeiro, no sábado (19). Na Série A, o Galo ainda faz seu último jogo no dia 23, contra o Red Bull Bragantino.