No duelo contra o Santos, pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, nesta quarta-feira (16), às 21h30, na Vila Belmiro, o Atlético pode voltar a enfrentar o atacante Neymar. O astro santista pode retornar à equipe, e já como titular, após se recuperar de lesão. Porém o atacante não tem um retrospecto positivo contra o Galo, com apenas duas vitórias em sete jogos.
Neymar enfrentou o Atlético pela primeira vez como profissional em 2009, pelo Santos, no Campeonato Brasileiro. Nas duas partidas, o craque saiu derrotado: 3 a 2 na Vila Belmiro e 3 a 1 no Mineirão. As revanches viriam no ano seguinte.
Pelas quartas de final da Copa do Brasil 2010, o Galo venceu o jogo de ida no Mineirão por 3 a 2, mas o Santos estava sem Neymar, suspenso. Na volta, já com o craque em campo, o Peixe fez 3 a 1 na Vila Belmiro, inclusive com gol do atacante, e eliminou o Atlético do torneio, do qual seria campeão.
Neymar também enfrentou o Atlético no Brasileirão 2010, e saiu invicto do confronto: o Santos venceu por 2 a 0 na Vila Belmiro e empatou em 2 a 2 na Arena do Jacaré, de novo, com gol do craque.
Em 2011, o astro santista só enfrentou o Atlético uma vez, pelo Campeonato Brasileiro, e saiu derrotado. Até marcou um gol no jogo do returno, na Arena do Jacaré, mas o Galo venceu por 2 a 1. No encontro do primeiro turno naquele ano, o Santos foi quem levou a melhor por 2 a 1, mas Neymar não esteve em campo.
Em 2012, mais dois confrontos entre Neymar e Atlético. O primeiro deles terminou com vitória atleticana: 2 a 0 no Independência. Na volta, na Vila Belmiro, empate por 2 a 2, com o então camisa 11 do Alvinegro Praiano marcando um gol antológico: o craque pegou a bola no meio de campo e arrancou, costurando a defesa do Galo e deslocando o então goleiro Vitor.
No total, nas sete partidas contra o Atlético, Neymar marcou seis gols e deu uma assistência. O jogador levou quatro cartões amarelos e um vermelho diante do Galo.