O empate em 0 a 0 entre Atlético e São Paulo, neste domingo, no Mineirão (6/4), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, foi recheado de polêmicas de arbitragem. A partida terminou com três expulsões: o técnico Luís Zubeldía e o atacante Calleri, pelo time paulista, e o zagueiro Lyanco, pelo lado alvinegro.
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) disponibilizou a súmula do jogo nesta segunda-feira (7/4), em que o árbitro Ramon Abatti Abel (SC) detalha os motivos das expulsões.
Lyanco foi expulso nos acréscimos do segundo tempo, após receber o segundo amarelo. Na súmula consta que o zagueiro deu uma entrada contra um adversário de maneira temerária na disputa da bola.
O técnico são-paulino, Luís Zubeldía, reclamou que o defensor atleticano deveria ter sido expulso no fim de primeiro tempo por interromper um contra-ataque do Tricolor quando ele já estava amarelado.
O treinador, inclusive, foi expulso por essa reclamação. Primeiramente, ele foi advertido com o cartão amarelo, mas seguiu questionando o árbitro e recebeu o vermelho aos 45 minutos do primeiro tempo por fazer gestos provocadores, debochados e exaltados.
"Após tomar o cartão amarelo, o mesmo bateu palmas de forma
irônica protestando contra as decisões da arbitragem. Após ser expulso o mesmo entrou no campo de jogo indo em minha direção
com dedo em riste protestando de forma acintosa contra as minhas decisões tendo que ser contido por seus atletas. Após ser contido por seus atletas, o mesmo voltou e pela segunda vez veio em minha direção protestando de forma ostensiva contra a decisão da arbitragem, tendo que ser contido novamente por seus atletas", relatou Ramon Abatti na súmula.
Sobre a expulsão do atacante Calleri, aos 35 minutos do segundo tempo, o árbitro alegou que o atleta acertou o zagueiro Júnior Alonso com uma cotovelada.
"Expulsei de forma direta, o referido atleta por acertar o cotovelo no rosto de seu adversário com uso de força excessiva na disputa de bola. informo que o atleta atingido necessitou de atendimento médico e o atleta expulso deixou o campo de jogo normalmente", informou o árbitro.