O Atlético terá um mês de maio decisivo para suas pretensões na temporada. Serão oito jogos nos próximos 30 dias, praticamente três partidas a cada três dias. Entre elas estão o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Maringá, os duelos finais da fase de grupos da Copa Sul-Americana e o clássico contra o Cruzeiro.
O mês pode definir o futuro do Galo no ano. Em junho, inicia-se a pausa para a disputa do Mundial de Clubes e, por isso, o calendário encurtou o descanso entre as partidas.
Além da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, o Galo precisa se recuperar no Brasileirão. Para isso, já enfrenta o Juventude na próxima segunda-feira (5), em Caxias do Sul.
Os dois duelos mais importantes do mês são o confronto contra o Maringá, pelo jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil, no dia 21 - A partida de ida ficou empatada em 2 a 2 - e o clássico contra o Cruzeiro, no dia 18, pela nona rodada do Brasileirão.