Treinador mais vitorioso da história do Atlético, Cuca viverá mais um capítulo simbólico de sua trajetória com o clube neste domingo (11 de maio). Pela primeira vez, ele comandará o time na Arena MRV, a casa própria do Galo. O jogo será contra o Fluminense, às 17h30, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida marca a estreia de Cuca em mais um estádio à frente do Atlético. Na primeira passagem, iniciada em 2011, o treinador estreou com derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Ipatingão, pela Copa Sul-Americana. À época, o Mineirão e o Independência estavam em reforma para a Copa do Mundo.
Já no Horto, a primeira partida foi contra o Goiás, pela Copa do Brasil. O Atlético venceu por 2 a 1, mas foi eliminado, pois havia perdido o jogo de ida por 2 a 0.
A estreia no novo Mineirão ocorreu em 3 de fevereiro de 2013, contra o arquirrival Cruzeiro. O time alvinegro foi derrotado por 2 a 1, em duelo válido pelo Campeonato Mineiro. Meses depois, no mesmo ano, Cuca conduziria o Atlético à conquista inédita da Copa Libertadores.
Cuca encerrou sua primeira passagem no fim de 2013, após o Mundial de Clubes. Voltou ao clube em março de 2021, liderando o Galo na conquista do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil. Deixou o comando no fim daquela temporada, retornando em julho de 2022 e permanecendo até dezembro. Anunciado novamente em dezembro do ano passado, após a saída de Gabriel Milito, o treinador vive agora sua terceira passagem.
Ao todo, Cuca soma 270 jogos pelo Atlético. São 147 vitórias, 64 empates e 59 derrotas, com aproveitamento de 62,35%. A contagem inclui amistosos, como os disputados na FC Series nos Estados Unidos, e partidas em que o auxiliar Cuquinha esteve à beira do campo devido a suspensões.
Com os títulos do Campeonato Mineiro (2012, 2013 e 2021), da Libertadores (2013), do Brasileirão (2021) e da Copa do Brasil (2021), Cuca é o treinador mais vencedor da história alvinegra. Em número de partidas, ocupa a quarta posição no ranking do clube, atrás de Levir Culpi (320 jogos), Procópio Cardozo (328) e Telê Santana (424).