Dois ídolos da torcida de Cruzeiro e Atlético estão entre os 10 maiores jogadores da história do futebol, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira (19 de maio) pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ronaldo Nazário, o Fenômeno, ocupa a 6ª colocação, enquanto Ronaldinho Gaúcho aparece em 10º lugar na lista. No topo da lista está Lionel Messi, atual campeão da Copa do Mundo com a Argentina e jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos.
Ronaldo Fenômeno o despontou para o futebol mundial com a camisa do Cruzeiro, entre 1993 e 1994. Pelo clube celeste, o atacante marcou 56 gols em 58 jogos, o que lhe rendeu uma convocação para seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Mesmo que não tenha atuado no torneio, integrou o grupo tetracampeão, mas anos depois, foi fundamental na conquista do penta, em 2002.
Ao longo da carreira, Ronaldinho Fenômeno brilhou por PSV (Holanda), Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1996, 1997 e 2002, e venceu duas Bolas de Ouro (prêmio dado pela France Football). Em 2021, já aposentado, Ronaldo voltou ao Cruzeiro como sócio majoritário da SAF, e ficou na gestão do clube até abril de 2024.
Décimo colocado no ranking, Ronaldinho Gaúcho deixou sua marca na história do Atlético. O meia chegou ao clube em 2012 e foi o principal nome na conquista inédita da Libertadores de 2013, encantando com seus famosos dribles, gols decisivos e um estilo único.
Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2005, o "bruxo", como é conhecido, também defendeu Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Flamengo e Querétaro-MEX. Ao lado do seu xará, Fenômeno, também foi campeão da Copa do Mundo de 2002, vestindo as cores da seleção brasileira.
Messi supera Pelé no ranking
No rankingd da IFFHS, o ídolo argentino, Lionel Messi superou nomes lendários como Pelé, que ficou em segundo lugar, e Diego Maradona, que fecha o pódio na terceira colocação. O ranking considera conquistas, regularidade, impacto no futebol mundial e desempenho individual ao longo da carreira.
Veja os 10 melhores jogadores da história segundo a IFFHS:
- Lionel Messi (Argentina)
- Pelé (Brasil)
- Diego Maradona (Argentina)
- Cristiano Ronaldo (Portugal)
- Johan Cruyff (Holanda)
- Ronaldo (Brasil)
- Zinedine Zidane (França)
- Franz Beckenbauer (Alemanha)
- Alfredo Di Stéfano (Argentina/Espanha)
- Ronaldinho Gaúcho (Brasil)