Dois ídolos da torcida de Cruzeiro e Atlético estão entre os 10 maiores jogadores da história do futebol, segundo ranking divulgado nesta segunda-feira (19 de maio) pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Ronaldo Nazário, o Fenômeno, ocupa a 6ª colocação, enquanto Ronaldinho Gaúcho aparece em 10º lugar na lista. No topo da lista está Lionel Messi, atual campeão da Copa do Mundo com a Argentina e jogador do Inter Miami, dos Estados Unidos.

Ronaldo Fenômeno o despontou para o futebol mundial com a camisa do Cruzeiro, entre 1993 e 1994. Pelo clube celeste, o atacante marcou 56 gols em 58 jogos, o que lhe rendeu uma convocação para seleção brasileira para a Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Mesmo que não tenha atuado no torneio, integrou o grupo tetracampeão, mas anos depois, foi fundamental na conquista do penta, em 2002.

Ao longo da carreira, Ronaldinho Fenômeno brilhou por PSV (Holanda), Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan e Corinthians. Foi eleito o melhor jogador do mundo pela Fifa em 1996, 1997 e 2002, e venceu duas Bolas de Ouro (prêmio dado pela France Football). Em 2021, já aposentado, Ronaldo voltou ao Cruzeiro como sócio majoritário da SAF, e ficou na gestão do clube até abril de 2024.

Décimo colocado no ranking, Ronaldinho Gaúcho deixou sua marca na história do Atlético. O meia chegou ao clube em 2012 e foi o principal nome na conquista inédita da Libertadores de 2013, encantando com seus famosos dribles, gols decisivos e um estilo único.

Eleito o melhor do mundo pela Fifa em 2004 e 2005, o "bruxo", como é conhecido, também defendeu Grêmio, PSG, Barcelona, Milan, Flamengo e Querétaro-MEX. Ao lado do seu xará, Fenômeno, também foi campeão da Copa do Mundo de 2002, vestindo as cores da seleção brasileira.

Messi supera Pelé no ranking

No rankingd da IFFHS, o ídolo argentino, Lionel Messi superou nomes lendários como Pelé, que ficou em segundo lugar, e Diego Maradona, que fecha o pódio na terceira colocação. O ranking considera conquistas, regularidade, impacto no futebol mundial e desempenho individual ao longo da carreira.

Veja os 10 melhores jogadores da história segundo a IFFHS:

  1. Lionel Messi (Argentina)
  2. Pelé (Brasil)
  3. Diego Maradona (Argentina)
  4. Cristiano Ronaldo (Portugal)
  5. Johan Cruyff (Holanda)
  6. Ronaldo (Brasil)
  7. Zinedine Zidane (França)
  8. Franz Beckenbauer (Alemanha)
  9. Alfredo Di Stéfano (Argentina/Espanha)
  10. Ronaldinho Gaúcho (Brasil)