No dia 18 de junho de 2000, exatamente 25 anos atrás, o Atlético entrava em campo para encarar a Jamaica, realizando ali o que seria o último duelo do clube contra seleções, algo comum nas décadas anteriores, que se perdeu neste século. O TEMPO Sports relembra a partida e o histórico de mais de 30 jogos do Galo contra seleções nacionais.
O amistoso em 2000 entre Atlético e Jamaica foi encarado de forma diferente pelas equipes. O Galo tinha acabado de vencer o Mineiro pelo segundo ano consecutivo e fez do jogo uma festa para entrega de faixas. Já a seleção caribenha, treinada pelo brasileiro Sebastião Lazarone, se preparava para as eliminatórias da Copa do Mundo de 2002 em uma série de partidas no Brasil.
O duelo aconteceu no Mineirão, que recebeu pouco mais de 10 mil torcedores. O Atlético venceu por 2 a 1, com Guilherme e Lincoln marcando os gols atleticanos no primeiro tempo. Na etapa final, o técnico Márcio Araújo modificou todo o time e a Jamaica aproveitou para diminuir com um golaço de Malcom já nos minutos finais.
A partida marcou as estreias do lateral-esquerdo André Silva e do volante colombiano Del Toro com a camisa do Atlético. Apesar de amistoso, o jogo chegou a ficar quente, e um jogador de cada lado foi expulso. O do Galo foi o ainda jovem Mancini.
🇯🇲 Atlético x Jamaica em 18 de junho de 2000
Com a camisa preta e parte do time com o cabelo descolorido, o amistoso marcou a entrega das faixas de bicampeão mineiro ao Galo e serviu de preparação para a seleção jamaicana para as Eliminatórias da Copa. pic.twitter.com/yenA7ZqPXp
O jogo contra a Jamaica foi o último do Atlético contra seleções na história. O Galo sempre foi um time que fez esses tipos de jogos, somando mais de 30 em sua história. Com as mudanças do calendário brasileiro e mundial, ficou cada vez mais raro esses duelos entre clubes e seleções.
Ao todo, o Atlético fez 33 partidas contra seleções, tendo vencido 18, perdido 11 e empatado quatro. O mais icônico dos jogos foi em 1969, quando venceu a seleção brasileira de Pelé, Tostão, Jairzinho e companhia, que viria a ser tricampeã Mundial em 70, por 2 a 1, no Mineirão.
Outro jogo muito relevante para a história do Atlético aconteceu no fim de 1968, quando o Galo venceu a então poderosa Iugoslávia por 3 a 2 usando a camisa da seleção brasileira.
Ao longo de sua história, o Atlético fez ainda vários jogos contra combinados de algumas regiões, como por exemplo a seleção de Jeddah, cidade da Arábia Saudita. No entanto, o recorte da reportagem considera apenas jogos contra seleções nacionais.