O Atlético enfrenta o Bucaramanga nesta quinta-feira (17), às 21h30, no Estádio Alfonso López, na Colômbia, pelos playoffs da Copa Sul-Americana. O Galo vai a campo, mais uma vez, com diversos desfalques. Além das ausências de Júnior Santos no ataque, o meio-campo alvinegro não contará com Cuello, Patrick e Rubens para a partida, Patrick, Fausto Vera e Rubens desfalcam o meio-campo alvinegro para a partida.
Patrick foi diagnosticado com uma fratura por estresse na região lombar e está fora por tempo indeterminado. Já o atleta que solicitou não atuar mais pelo Atlético segue afastado. Já Rubens, em negociação avançada com o futebol russo, nem viajou para a Colômbia e não deve mais vestir a camisa do Atlético. Sem os dois jogadores, Cuca terá uma dor de cabeça para definir o setor central do Galo.
Isso porque Patrick vinha sendo o primeiro volante titular de Cuca. Com ele em campo, o técnico tinha a opção de liberar Alan Franco para o jogo e explorar outras funções com o venezuelano, dando mais dinamismo à equipe.
Para montar o meio-campo do Atlético, Cuca terá que explorar as possibilidades do elenco. Uma delas, e que foi testada recentemente em um jogo-treino, é utilizar o jovem zagueiro chileno Ivan Román como primeiro volante. Ele já atuou na posição na partida contra o Caracas, pela fase de grupos da Copa Sul-Americana e pode voltar a desempenhar essa função caso seja necessário.
Outra possibilidade é Cuca entrar em campo com um Atlético um pouco mais ofensivo. Assim, o meio-campo poderia ser formado por Alan Franco, Gabriel Menino e Scarpa. Já o ataque com Dudu, Rony e Hulk.
Caso não queira contar com uma trinca de atacantes, Cuca pode adicionar Igor Gomes à trinca de meias, ajustando a formação, ou, até mesmo, entrar em campo com mais um zagueiro na linha defensiva.
As lesões vêm desfigurando o Atlético nos últimos jogos. Antes da pausa para o Mundial de Clubes, Cuca não contava com Arana e Cuello entre seus titulares. O argentino chegou a enfrentar o Bahia no último sábado (12), mas sentiu outro desconforto muscular e, por isso, virou desfalque novamente.