O Atlético entra em campo nesta quinta-feira (12/7), às 21h30, para encarar o Atlético Bucaramanga (COL), em partida válida pela ida dos playoffs da Copa Sul-Americana. Fora de casa, o Galo tenta quebrar um longo tabu na competição e voltar para Belo Horizonte com a vantagem para encaminhar a classificação às oitavas.
O Galo tem um péssimo histórico como visitante na Sul-Americana. Foram apenas três vitórias em 17 jogos, a última delas aconteceu em 27 de agosto de 2019, curiosamente também na Colômbia: 3 a 1 contra o La Equidad. Desde então, passaram 2.151 dias sem triunfos atleticanos no torneio.
É verdade que, nesse período, o Atlético participou de apenas três edições da Sul-Americana e fez cinco jogos como visitante na competição, com três derrotas e dois empates.
Somando todas as competições internacionais, o Atlético não vence fora de casa há sete jogos. O último triunfo foi em 7 de maio de 2024, contra o Rosario Central (ARG), pela fase de grupos da Libertadores.
Atlético sofre com grandes desfalques
Para o duelo na Colômbia, o técnico Cuca não contará com o meia Rubens, que está em negociação com o futebol russo e pode não atuar mais pelo Galo. Com isso, o treinador tem poucas opções para o meio-campo, que já era um setor deficitário do time.
Alan Franco e Gabriel Menino devem ser mantidos no setor, com Igor Gomes e Iván Román podendo ganhar a vaga de Rubens. Outra opção é voltar a utilizar três atacantes, com a entrada de Rony, que ficou de fora do último jogo por suspensão, na vaga do meia.
O Atlético também perdeu de última hora os atacantes Tomás Cuello e Júnior Santos, com lesão na coxa esquerda e quadro gripal, respectivamente. O volante Patrick, já fora do último jogo, segue ausente após uma lesão por estresse na lombar.
ATLÉTICO BUCARAMANGA X ATLÉTICO
Motivo: ida dos playoffs da Copa Sul-Americana
Local: Estádio Américo Montanini, Bucaramanga - Colômbia
Data: 17, julho de 2025
Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Alexis Herrera (VEN)
VAR: Ángel Arteaga (VEN)
Transmissão: Canais de Youtube de O TEMPO e O TEMPO Sports, ESPN e Disney+
PROVÁVEL BUCARAMANGA: Quintana; Duarte, Mena, Henao, Hinestroza; Castro, Flores, Gil; Sambueza, Londoño; Pons. Técnico: Leonel Alvarez
PROVÁVEL ATLÉTICO: Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino e Scarpa; Rony (Igor Gomes), Dudu e Hulk. Técnico: Cuca