O Atlético emitiu nota em apoio ao atacante Dudu, punido com seis jogos de suspensão pelo STJD por misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. O jogador entrará com efeito suspensivo e espera conseguir antes da partida contra o Alviverde no domingo (20), pelo Campeonato Brasileiro.

Em nota, o Atlético afirmou que o pedido de efeito suspensivo será protocolado ainda nesta sexta-feira (18), e espera que ele seja "apreciado com prontidão" pelo Tribunal julgador. Confira:

"Com total apoio do Clube em sua defesa, o atleta entrará com recurso e pedido de atribuição de efeito suspensivo, a ser protocolado ainda hoje (18/7). A expectativa é que esse pedido seja apreciado com prontidão pelo Tribunal".

O efeito suspensivo pode sair até horas antes da partida de domingo contra o Palmeiras, liberando assim Dudu para enfrentar seu ex-time, onde é ídolo.

Entenda o caso

Dudu foi julgado nesta manhã, mas não participou do plenário devido ao fato de ter entrado em campo na noite de quarta-feira (17), na vitória por 1 a 0 do Atlético contra o Bucaramanga pelos playoffs da Sul-Americana. O atacante enviou um vídeo com seu posicionamento para o tribunal. Leila esteve presente presencialmente. 

O atacante foi denunciado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que aborda a prática de ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência.

Os fatos ocorreram durante o período de transição de Dudu do Palmeiras para o Cruzeiro. Leila havia criticado o atacante em uma entrevista e, em janeiro, o jogador publicou ofensas direcionadas à presidente. "O caminhão estava pesado e mandaram eu sair pelas portas do fundo!!! Minha história foi gigante e sincera diferente da sua sra @leilapereira Me esquece VTNC.”

Para a procuradoria do STJD, a expressão ‘VTNC’ é uma ofensa conhecida nas redes sociais. Em sua defesa em outro processo, Dudu havia alegado que ela significava ‘Vim trabalhar no Cruzeiro”. Em outra postagem, o atacante usou outra expressão alegando que Leila é "#falsamaisdoquenotade2reais".