Os torcedores de Atlético e Cruzeiro estão entre os que mais recorrem a termos religiosos quando o assunto são seus times nas redes sociais. A informação foi obtida por meio de um levantamento do portal Bola VIP, que analisou mais de 200 mil comentários no Reddit, em grupos de discussão dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro.

O estudo utilizou ferramentas de programação em Python para rastrear 26 palavras relacionadas à religiosidade, incluindo 'Deus', 'fé', 'Jesus', 'Cristo' e 'milagre'.

Na comparação entre as torcidas, Cruzeiro e Atlético estão entre as quatro mais citadas em publicações com esse tipo de referência. A Raposa ocupa a segunda posição, com 3% dos comentários mencionando temas religiosos. O Galo vem logo atrás, com 2,9%.

O líder é o Botafogo, com 3,6%, mas o fato de Igor Jesus fazer parte do elenco ajudou no crescimento do clube no levantamento. O Vasco fecha o G4, com 2,8%.

A religiosidade dos torcedores mineiros não surpreende. No último Censo de 2022, Minas Gerais foi o segundo estado com maior percentual de pessoas religiosas no país, com 94,3%, atrás apenas do Piauí, com 95,7%.

“Milagre” é a palavra do vascaíno

Entre as 26 palavras rastreadas, a que mais aparece associada ao Vasco é “milagre”, com 93 menções, acima da média dos demais clubes, que é de 26. O Corinthians lidera nas citações a “Deus” (432 vezes), seguido pelo próprio Vasco, com 315.

No total, “Deus” é o termo mais usado, com 2.558 menções pelos torcedores. Depois aparecem “graça”, “Jesus” e “milagre”, que foi citado 476 vezes.

Top 5 torcidas que mais usam a palavra “milagre” na Internet:

  1. Vasco: 93
  2. Corinthians: 81
  3. Fluminense: 49
  4. São Paulo: 46
  5. Cruzeiro: 35