O ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil, voltou a afirmar publicamente que não assumirá nenhum cargo no Santa Cruz, clube pernambucano que passa por reestruturação e iniciou o processo de transição para uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF). “Só presidiria o clube que amo”, disse Kalil, durante entrevista coletiva na sexta-feira (26/7), em Recife.

A fala ocorreu ao lado do empresário Iran Barbosa, investidor do clube, e do presidente do Santa Cruz, Bruno Rodrigues. Kalil explicou que sua presença no Arruda atende a um convite de visita e que sua colaboração será restrita à troca de experiências. “Eu só trabalharia, presidiria e dirigiria o clube que eu amo. Não quer dizer que eu não respeite quem ama outro clube. Mas eu posso ajudar de forma muito modesta. Posso colaborar com o que está ao meu alcance, com o que a gente conhece.”

+ Kalil agradece convite para assistir a jogo do Santa Cruz: ‘No meu estádio, nunca fui’

Na noite de quinta-feira (25), começaram a circular informações de que Kalil assumiria um cargo na diretoria da Cobra Coral. Ele rapidamente desmentiu os rumores em suas redes sociais, esclarecendo que sua visita ao clube não envolve nenhum vínculo formal. Kalil também aproveitou a ocasião para comentar o momento das SAFs no Brasil e as lições que os clubes em transição podem aprender com os erros de outras experiências.

“Temos aqui uma vantagem: vimos muitas SAFs no Brasil darem errado. Como essa [do Santa Cruz] está recente, acho que temos a possibilidade de reduzir os erros pela metade.” Ele ainda citou o caso do Vasco como exemplo de modelo que não deve ser replicado. “O que vim falar, vocês vão fazer malabarismo? Foi feito lá no Vasco. Não vou citar outras porque não quero confusão. Não tem malabarismo. É salário em dia, respeito, ordem e hierarquia.”

Distante da SAF do Atlético e da Arena MRV

Durante a coletiva, Kalil também comentou, em tom de crítica, o fato de jamais ter sido convidado para assistir a uma partida na Arena MRV, estádio inaugurado em 2023. “É uma oportunidade também de passar um fim de semana em Recife. E ainda vou assistir a um jogo de futebol domingo ao vivo, o que não faço há muitos anos. Porque, no meu estádio, eu nunca fui convidado para assistir a um jogo. Então fui convidado pelo Santa Cruz”, disse, ao se referir à partida entre Santa Cruz e Treze, válida pela Série D, que acontece neste domingo (28), às 16h.

Alexandre Kalil comandou o Atlético entre 2008 e 2014. Durante sua gestão, o clube conquistou títulos importantes, como a Libertadores de 2013, a Copa do Brasil de 2014 e três Campeonatos Mineiros (2010, 2012 e 2013). Na política, governou Belo Horizonte de 2017 a 2022 e disputou o governo de Minas Gerais, sendo derrotado por Romeu Zema (Novo).