Mais do que os três pontos no Campeonato Brasileiro e a confiança para os jogos da Copa do Brasil, o Atlético entra em campo contra o Flamengo neste domingo (27/7) tentando evitar um tabu que não ocorre há 12 anos: a marca de cinco jogos seguidos sem vencer o principal rival interestadual. A última vez que isso aconteceu foi entre 2011 e 2013.

Em 2024, o Atlético perdeu os quatro confrontos contra o Flamengo. Pelo Brasileirão, foi goleado por 4 a 2 na Arena MRV e empatou por 0 a 0 no Maracanã. Já na final da Copa do Brasil, o rubro-negro levou a melhor nas duas partidas: 3 a 1 no Rio e 1 a 0 em Belo Horizonte.

A última vitória do Galo sobre o Flamengo foi no returno do Campeonato Brasileiro de 2023, com um sonoro 3 a 0 em pleno Maracanã.

Neste ano, Atlético e Flamengo voltarão a se enfrentar quatro vezes. Além da partida deste domingo, pela 17ª rodada do Brasileirão, os clubes duelam pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O jogo de ida será já na próxima quinta-feira (31/7), novamente no Maracanã, enquanto a volta está marcada para o dia 6 de agosto, na Arena MRV.

A última sequência de cinco jogos sem vitória atleticana sobre o Flamengo ocorreu entre 2011 e 2013. Na ocasião, foram dois empates e duas derrotas, todas pelo Brasileirão. O jejum foi encerrado em 2013, com triunfo por 1 a 0 no returno da competição, em Belo Horizonte. 

Para o confronto deste domingo, às 20h30, no Maracanã, o técnico Cuca relacionou 23 jogadores. Apesar de o próximo jogo também ser contra o Flamengo, pela Copa do Brasil, a delegação retornará a Belo Horizonte após o duelo deste fim de semana, onde seguirá a preparação para o mata-mata.