Com duelos decisivos pela Sul-Americana e pela Copa do Brasil nas próximas semanas, além de precisar se recuperar no Campeonato Brasileiro, o Atlético terá sérios problemas para montar o sistema defensivo, que já tem sido criticado. Lyanco, pilar da defesa, se lesionou, e o Galo agora só tem jogadores em má fase para o setor.
Lyanco se lesionou no jogo de ida das oitavas de final da Sul-Americana, contra o Godoy Cruz, na última quinta-feira (14/8), na Arena MRV. Ele já ficou de fora do duelo contra o Grêmio neste fim de semana, e deve seguir assim, pelo menos, nas próximas duas, o que fará ele perder a volta contra o Godoy, mais um jogo do Brasileiro e a ida das oitavas da Copa do Brasil contra o Cruzeiro.
O problema se agrava para o Atlético quando o elenco nem oferece opções para Cuca montar a defesa titular. O Galo se desfez recentemente do jovem Rômulo, emprestado ao Sporting (POR), e do experiente Igor Rabello, que acertou com o Fluminense. Sendo assim, só restam Junior Alonso, Vitor Hugo e Iván Román como zagueiros.
Alonso é o titular absoluto do lado esquerdo, mas vive má fase e tem cometido algumas falhas importantes. O reserva dele, Vitor Hugo, não consegue competir pela titularidade mesmo assim, o que mostra como não está bem também. Por fim, Iván Román é um zagueiro de apenas 19 anos, que recebeu poucas chances até aqui no Galo e agora terá que assumir a titularidade no lado direito da zaga.
Para piorar, os laterais do Atlético também não vivem grande momento. Considerado titular absoluto da esquerda, Arana voltou recentemente de lesão e não tem tido boas atuações. O reserva dele, Caio Paulista, atuou tão mal quando entrou que Cuca tem preferido improvisar na posição ao usá-lo.
No lado direito, Natanael também é titular absoluto, mas tem oscilado muito e também não vive grande momento. Reserva dele, Saravia entrou bem nos jogos recentes contra o Flamengo, mas também está lesionado e é dúvida para os próximos jogos.
Em resumo, Cuca só tem jogadores em baixa para utilizar na defesa, com exceção de Iván Román, que carrega o peso de ser jovem e ter poucas oportunidades, o que pode afetar em jogos, principalmente esses de maior pressão, como os de mata-mata.
Para o jogo do fim de semana, contra o São Paulo no Brasileiro, Cuca só terá Iván e Vitor Hugo à disposição, já que Alonso foi expulso contra o Grêmio.
Próximos jogos do Atlético
- 21/8 - Godoy Cruz x Atlético (1x2) - Volta das oitavas da Sul-Americana
- 24/8 - São Paulo x Atlético - Campeonato Brasileiro
- 27/8 - Atlético x Cruzeiro - Ida das quartas da Copa do Brasil
- 31/8 - Vitória x Atlético - Campeonato Brasileiro
- 11/9 - Cruzeiro x Atlético - volta das quartas da Copa do Brasil