O Atlético já trabalha para contratar um substituto para ocupar a vaga de Jorge Sampaoli, que deixou o clube nesta quinta-feira (12/2). A reportagem de O TEMPO Sports apurou com fontes ligadas ao clube que a prioridade é contratar um novo estrangeiro para treinar o Galo.

Nomes portugueses são bem avaliados pelo clube. Um deles é o de Artur Jorge, que está no Al-Rayyan, do Catar. O treinador comandou o Botafogo no Brasil e foi o responsável por levar o time aos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, contra o Atlético, em 2024.

Quem também já esteve ligado ao Atlético recentemente foi Carlos Carvalhal. O Galo tentou contratar o português no ano passado após a saída de Cuca, mas o treinador rejeitou vir para o Brasil e priorizou o mercado europeu. Atualmente, ele está sem clube.

Ainda em Portugual, alguns treinadores com passagens pelo futebol brasileiro estão sem clube. Entre eles Leonardo Jardim, que comandou o Cruzeiro em 2025. Outro nome é Bruno Lage, que treinou o Botafogo em 2023.

Estrangeiros no Atlético

Desde 2020, o Atlético teve cinco treinadores estrangeiros no comando da equipe. O primeiro foi o venezuelano Rafael Dudamel, em 2020. No mesmo ano, Jorge Sampaoli teve sua primeira passagem pelo Galo, conquistando o Campeonato Mineiro.

Em 2022, o argentino Antonio Mohamed substituiu Cuca e levantou os troféus do Campeonato Mineiro e da Supercopa do Brasil. Mas a passagem terminou no mesmo ano, dando lugar novamente a Cuca.

Na sequência, foi a vez de Eduardo Coudet, também da Argentina, assumir o clube em 2023. O argentino foi campeão do Mineiro, mas não conseguiu manter um bom rendimento e deu lugar a Luiz Felipe Scolari no mesmo ano.

Outro argentino que comandou o Atlético neste período foi Gabriel Milito. Ele foi contratado em 2024 e ficou marcado pelos vices da Libertadores e da Copa do Brasil.

Por fim, Jorge Sampaoli retornou ao Galo em 2025 para a segunda passagem pelo clube. O treinador foi vice-campeão da Sul-Americana e deixou o Atlético nesta quinta-feira após acumular resultados negativos no início da temporada.