direito

Advogado comenta caso de intolerância sofrido por Paulinho, do Galo; confira

Atacante do Atlético foi vítima mais uma vez de preconceito religioso

Por Jeovana Oliveira
Publicado em 30 de novembro de 2023 | 16:30
 
 
 
normal

Paulinho foi vítima mais uma vez de intolerância religiosa, por ser praticante do Candomblé, após marcar o primeiro gol da vitória do Atlético por 3 a 0 em cima do Flamengo, na quarta-feira (29), no Maracanã. O advogado especialista em direito desportivo, Gustavo Lopes, comentou sobre o caso.

Leia mais: Paulinho é alvo mais uma vez de intolerância religiosa após vitória do Atlético

"No contexto virtual, a penalidade para quem comete o crime de intolerância religiosa pode variar. A legislação em muitos países, incluindo o Brasil, está em constante evolução para abranger crimes virtuais. O réu pode enfrentar processos civis, e em alguns casos, penas criminais, dependendo da gravidade do ocorrido", afirmou o advogado baseado no artigo 18 da Declaração Universal de Direitos Humanos.

Logo após o gol marcado pelo camisa 10, comentários preconceituosos foram publicados na internet atacando o jogador do Galo, “Imagina querer ser campeão e tomar gol do macumbeiro do Paulinho”, “macumbeiro. Tinha que quebrar o fêmur e nunca mais jogar”, foram algumas ofensas.

Leia mais: Paulinho, do Atlético, marca e pede silêncio para a torcida do Flamengo; confira

Não é a primeira vez que o atacante do Galo precisa lidar com o preconceito. Mais recentemente, quando estava com a seleção brasileira, o jogador foi atacado nas redes sociais com ofensas contra a religião.

"No Brasil, algumas leis protegem a vítima contra a intolerância religiosa, como a Lei nº 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, e a Lei nº 9.459/1997, que criminaliza a discriminação ou preconceito de religião. Além disso, a Constituição Federal assegura a liberdade de crença e culto", finalizou o advogado Gustavo Lopes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!