Em 2023, a fórmula de disputa do Campeonato Mineiro de futebol masculino será bem diferente das últimas temporadas, o que, pelo visto, gerou dúvidas não só a torcedores e jornalistas, mas também aos próprios astros do evento. Segundo o volante Allan, um dos jogadores mais importante do atual campeão Atlético, ainda não há um pleno entendimento sobre como o torneio funciona.
"Eu não tenho muito o que dizer, até porque, até agora, eu não consegui entender muito bem como funcionará (risos)", confessou em entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (11/1) na Cidade do Galo, ao ser perguntado sobre a sua opinião a respeito do estadual.
Entretanto, ele frisou que a responsabilidade dos atletas é lutar pelo título. "Mas temos que entrar com o pensamento de vencer e sair campeão. Caso contrário, a cobrança já chega logo nos primeiros meses de trabalho. Sabemos da responsabilidade que temos nesse Mineiro, e entraremos para ganhar", completou.
Fórmula
Os 12 clubes participantes foram divididos em três grupos, com quatro equipes em cada — o Galo está no A, com Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre. Na fase de classificação, o time não pega quem está na sua chave, e sim, os oito demais.
Ao fim, avançarão às semifinais os três líderes dos grupos e o melhor segundo colocado geral. As semifinais e as finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Os lanternas de cada chave disputarão um triangular para definir os dois rebaixados ao Módulo II.
Preparação
A estreia do Atlético será no dia 21 de janeiro, um sábado, contra a Caldense. O confronto está marcado para as 16h30 na Arena Independência. Antes disso, no próximo sábado (14), haverá um jogo-treino contra o Leão do Bonfim.
Allan, que está com 25 anos e está no clube desde 2020, afirmou que esta pré-temporada, mais extensa, ajudará o elenco durante os próximos meses. "Esse período de pré-temporada nos ajuda em todo o ano. Ele nos segura na parte física, então, está sendo muito importante. Acredito que estaremos bem melhores neste ano", opinou.