Polêmica

Atlético: arquiteto da Arena MRV se pronuncia sobre acústica no estádio

Bernardo Farkasvolgyi usou as redes para se manifestar sobre o assunto, que virou polêmica entre os atleticanos

Por O Tempo Sports
Publicado em 12 de abril de 2024 | 16:28
 
 
 
normal

Após relatos e reclamações sobre questões envolvendo a acústica da Arena MRV, estádio do Atlético, Bernardo Farkasvolgyi, arquiteto reponsável por projetar o equipamento, usou as redes sociais nesta sexta (12) para se manifestar em relação a um possível problema de acústica na casa do Atlético, inaugurada em 27 de agosto do ano passado.

"Nos últimos dias surgiram muitos questionamentos sobre a acústica no estádio. Antes de qualquer coisa, quero dizer que a Arena é o projeto mais importante da minha vida. É como se fosse realmente um filho para mim", escreveu Bernardo. 

Ele destacou que não poderia deixar de falar sobre o assunto, embora não pudesse falar em nome dos responsáveis técnicos do projeto acústico. Apesar disso, o arquiteto alega, na visão dele, que a Arena foi projetada para ser um "caldeirão". 

"É importante destacar que sim, o projeto de arquitetura da Arena foi planejado para ser um caldeirão, a começar pela proximidade da torcida com o campo de jogo. Mas as ideias iniciais da arquitetura devem ser seguidas e executadas nos demais projetos", acrescenta. 

Segundo o projeto, a cobertura da Arena foi calculada para atender as exigências do processo de licenciamento da Prefeitura de Belo Horizonte. A orientação é que fosse mantido, dentro do estádio, uma quantia específica de decibéis. Por isso, foi instalada a lã de rocha, que é um isolante térmico e acústico.

Em pronunciamento após o último clássico na Arena, no final de março, Bruno Muzzi, CEO do clube, disse que vai colocar mais 20 subwoofers (aparelho de reprodução sonora desenvolvido para reproduzir as frequências de som) para poder melhorar a pressão sonora em shows e também nos dias de jogos.Segundo ele, a Arena está  trabalhando em uma nova concepção para tentar reverberar um pouco mais o barulho para dentro do estádio. 

Confira abaixo o post do arquiteto em suas redes sociais:


 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!