O gramado que vai receber os jogos da Arena MRV - novo estádio do Atlético - começou a ser plantado neste sábado (3). Após conversas entre o setor de futebol, a diretoria e os responsáveis pela obra do estádio, a opção encontrada foi pelo plantio de uma grama natural no campo de jogo.
Assista ao vídeo:
O tipo escolhido foi Bermuda Celebration, que é um espécie mais resistente ao tempo e que se recupera com mais rapidez entre as partidas. Antes da escolha, o Atlético chegou a cogitar a hipótese de um campo com grama sintética, mas a opção foi descartada pelo alto custo de manutenção e também pela opção técnica do departamento de futebol.
A empresa responsável pela instalação do novo tapete onde os jogadores do Atlético vão jogar a partir de 2023 é a World Sports, que trouxe as mudas da grama de uma fazenda localizada em Tremembé, no interior de São Paulo. Segundo o coordenador de projetos da empresa, Claudio Godoy, o gramado deve ficar pronto em um período de 90 a 120 dias, levando em conta as condições climáticas ideais.
Assim que estiver verdinho, o campo vai estar pronto para uma agenda pesada de jogos, o que combinado com o cronograma do clube alvinegro, que está classificado para a Libertadores, além da disputa do campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
“O ideal é que se jogue, no máximo, de duas a três vezes por semana, e o uso dele (gramado) total seja de 6h. Então, treinar aqui no campo não é legal. É preciso que a grama tenha tempo para se recuperar, e ela se recupera muito rápido e isso é uma vantagem”, explica Godoy.
O plantio foi feito de mão em mão, no formato chamado de ‘sprigs’. Ao contrário dos rolos de grama ou das peças já prontas, essa modalidade seleciona mudas de grama, formada por folhas, raízes, e que são implantadas no terreno em um único dia. A utilização desse sistema contribui para diminuir sensivelmente os custos na formação de gramados de alta qualidade, além de evitar a possibilidade de contaminação do solo.
Emoção
Para esse momento histórico na construção do novo estádio do Galo, alguns torcedores alvinegros que fazem parte do programa de Sócio Torcedor tiveram a honra de acompanhar os trabalhos de plantio do gramado. O Péricles e a esposa, Camila Fonseca, foram dois dos felizardos que mal conseguiam conter a emoção frente ao canteiro de obras que, em breve, vai se tornar o novo caldeirão alvinegro.
“É um momento único, porque vão passar vários e vários anos e se alguém um dia pesquisar esse momento, mesmo que eu vá estrelar a produção, eu vou estar aqui presente, e é um dia que vai ficar eternizado para mim”, resumiu Péricles. Mas enquanto o marido pensava no futuro, a cabeça da Camila ainda era de encanto com o cenários de obras. “Se assim quase pronto já tá lindo, imagina quando estiver tudo pronto? A gente tá acompanhando tudo de pertinho e muito feliz”.
O gramado da Arena MRV terá 105m x 68m, tamanho padrão exigido nas principais competições oficiais de futebol profissional. O plantio da grama será por meio de mudas, e 8.945m² do vegetal formarão o campo de jogo. Cerca de 2 metros após as quatro linhas, serão instalados 2 mil m² de grama sintética decorativa.
Inauguração
As obras na Arena MRV estão 92% concluídas. A inauguração oficial do estádio está programada para o dia 25 de março de 2023, data do aniversário de 115 anos do clube, em um evento que contará com vários shows. O primeiro jogo oficial está previsto para o mês de maio. O estádio terá capacidade para 46 mil torcedores.