O Galo enfrentará o Botafogo neste domingo (17), pelo Campeonato Brasileiro Série A, em um estádio onde não está acostumado a triunfar. O Nilton Santos, no Rio de Janeiro, casa do time carioca, é um palco ingrato para o futebol mineiro, incluindo o Galo.
Ao todo, são 21 jogos no antigo Engenhão, sendo 5 vitórias, 2 empates e 14 derrotas; foram 20 gols feitos e 42 tomados. Somente contra o Fogão, foram 14 confrontos desde 2008, com 10 derrotas, 1 empate e apenas 3 vitórias; no total, 13 gols pró e 29 contra.
O último jogo do Galo no Nilton Santos foi em agosto do ano passado, e a equipe saiu com um resultado positivo: 2 a 1 sobre o Fluminense, com gols de Hulk e um contra de Nino, na ida das quartas de final da Copa do Brasil. Além dos dois clubes, o Atlético também já duelou contra o Flamengo no estádio, construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007.
Já o último embate de alvinegros por lá aconteceu no Brasileirão Série A de 2020, ano em que os mandantes foram rebaixados, mas ganharam o jogo. Os gols foram marcados por Luiz Fernando e Caio Alexandre; Igor Rabello diminuiu para os visitantes.
Botafogo e Galo jogam às 18h, em partida válida pela 17ª rodada da elite nacional.