Entenda

Atlético x Cruzeiro: goleada do Galo é maior nos últimos 10 anos no Brasileirão

A última goleada com três gols de diferença na competição ocorreu em 28 de julho de 2013, quando o Cruzeiro venceu o Galo por 4 a 1

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 20 de abril de 2024 | 23:07
 
 
 
normal

Atlético e Cruzeiro protagonizaram mais uma noite memorável neste sábado (20), na Arena MRV, em partida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Desta vez, o "final feliz" do clássico foi para o Galo, que goleou a Raposa por 3 a 0 e conquistou mais três pontos na busca pelo título da competição. Essa é a maior goleada em 10 anos no Brasileirão. 

Com gols de Zaracho, Paulinho e Guilherme Arana, o Galo conseguiu soltar o grito que estava "engasgado" com os últimos clássicos em seu recém-inaugurado estádio. Desde o primeiro duelo, foram duas vitórias cruzeirenses e outro empate; este último no jogo de ida da final do Campeonato Mineiro. Com o resultado deste sábado, o alvinegro também arrancou a marca de maior goleada em jogos pelo Campeonato Brasileiro desde 2013. 

A última goleada com três gols de diferença na competição ocorreu em 28 de julho de 2013, quando o Cruzeiro aproveitou a ressaca pela conquista da Copa Libertadores vivida pelo o Atlético, e bateu o alvinegro por 4 a 1 em partida válida pelo Campeonato Brasileiro.

Naquela ocasião, o Atlético entrou em campo com um time reserva e chegou a sair na frente, com gol de pênalti de Alecsandro. Ainda no primeiro tempo, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart, dupla que seria destaque do Cruzeiro no Campeonato Nacional daquele ano, viraram o placar. Na segunda etapa, o volante Nilton e novamente Ricardo Goulart fecharam o placar. O resultado garantiu ao Cruzeiro a liderança do Brasileiro daquele ano, que terminaria com o título da Raposa. 

Na média geral de confrontos, no entanto, a vítoria do Galo se assemelha a goleada aplicada pela Raposa, em 2019, em jogo válido pela Copa do Brasil. Na ocasião, o Cruzeiro eliminou o arquirrival nas quartas de final, após vitória por 3 a 0 na ida e derrota por 2 a 0 na volta.

O Galo volta a campo na terça-feira (23), quando recebe o Peñarol, às 21h, na Arena MRV, pela terceira rodada da Copa Libertadores. No mesmo dia, a Raposa visita o Unión La Calera, às 19h, no estádio Municipal de Concepción, no Chile, pela terceira rodada da Sul-Americana.

Pelo Brasileiro, o próximo compromisso do Atlético será sábado (27), contra o Cuiabá, às 18h30, na Arena Pantanal, pela quarta rodada. No domingo (28), o Cruzeiro recebe o Vitória, às 16h, no Mineirão.

As maiores goleadas em Campeonatos Brasileiros

Cruzeiro 6 x 1 Atlético - Brasileiro de 2011

Cruzeiro 4 x 0 Atlético - Robertão de 1967, posteriormente equiparado ao Brasileiro

Cruzeiro 4 x 1 Atlético - Brasileiro de 2013

Atlético 3 x 0 Cruzeiro - Brasileiro de 2024 

Cruzeiro 3 x 0 Atlético - Brasileiro de 1999

Atlético 3 x 0 Cruzeiro - Brasileiro de 2004

Atlético 3 x 0 Cruzeiro - Brasileiro de 2009

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!