Longe da briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Atlético concentra seus esforços em garantir uma vaga na Libertadores. Faltando 11 partidas para o encerramento da competição, o clube tem, segundo dados do site do Departamento de Probabilidades no futebol da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 80,5% de chances de voltar a disputar a competição sul-americana em 2019.

Até o encerramento da Série A, o Atlético vai atuar em casa contra América, Grêmio, Palmeiras, Bahia e Botafogo. O alvinegro sai para jogar com Chapecoense, Fluminense, Ceará, Paraná, Internacional e Santos. No turno, contra estes mesmos adversários, o Galo obteve um aproveitamento de 63,6%, com seis vitórias, dois empates três derrotas.

A equipe comandada pelo técnico Thiago Larghi venceu América, Fluminense, Ceará, Paraná, Santos e Botafogo, empatou com Chapecoense e Bahia e perdeu para Grêmio, Palmeiras e Internacional. Destes adversários, Grêmio, Palmeiras e Internacional estão brigando diretamente pelo título nacional e o Santos é um concorrente direto do Galo na luta pelo G-6.

Chapecoense, Ceará e Paraná estão lutando contra o rebaixamento. América, Fluminense e Botafogo ocupam uma posição intermediária na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Sem vencer a Série A há 47 anos, o Atlético tem, segundo o site do Departamento de Probabilidades da UFMG, 0,58% de chances de conquistar a competição nacional.