O técnico Eduardo Coudet não herdará o grupo campeão brasileiro e da Copa do Brasil, em 2021. Pelo menos, neste início de temporada, o treinador não terá à disposição menos da metade do elenco que protagonizou um dos melhores anos da história do Galo.
Com a venda de Jair para o Vasco, o Atlético possui apenas 15 jogadores remanescentes do Triplete Alvinegro de 2021, além de Hyoran, que retornou ao clube. De 2022 para cá, o clube contabilizou 15 saídas de atletas que conquistaram o bi do Brasileiro e da Copa do Brasil.
Dos campeões de 2021 permanecem os goleiros Everson e Matheus Mendes, os laterais Mariano, Dodô e Arana, os zagueiros Réver, Igor Rabello e Nathan Silva; o volante Allan; os meias Calebe, Hyoran e Zaracho, além dos atacantes Hulk, Eduardo Vargas e Eduardo Sasha. Hyoran voltou de empréstimo do Bragantino.
Deixaram o clube o goleiro Rafael, o lateral Guga, os zagueiros Junior Alonso e Micael, os volantes Neto, Alan Franco, Tchê Tchê, Jair, os meias Nathan (não faz parte dos planos do clube), Nacho Fernández, Dylan Borrero, os atacantes Keno, Savarino, Sávio e Diego Costa.
Por conta da lesão de três jogadores, Coudet terá à disposição para os primeiros jogos do ano 12 atletas, já que Igor Rabello, Guilherme Arana e Matías Zaracho estão fora de combate.
Rabello e Arana passaram por cirurgias de joelho, enquanto Zaracho rompeu ligamentos do tornozelo direito, além de fissura no osso da região afetada.