A diretoria do Atlético desembarcará em no Paraguai, nesta terça-feira (19), para uma visita à sede da Conmebol. No encontro, o Galo pode ser oficializado como bicampeão da Copa Sul-Americana, por conta dos títulos da extinta Copa Conmebol. O presidente da entidade, Alejandro Domínguez, se reunirá com representantes dos sete clubes vencedores.

O Galo mandará uma comitiva ao país vizinho com o presidente do clube Sérgio Coelho e o diretor de futebol Rodrigo Caetano. Em parceria com os clubes campeões, foi produzido um ofício para formalizar o pedido. A expectativa é de que a solicitação seja oficializada nesta terça.

Leia mais: Galo anuncia renovação com diretor de futebol Rodrigo Caetano até 2026

A Copa Conmebol foi vencida pelo Atlético em 1992 e 1997. Botafogo, São Paulo, Santos, Rosário Central, Lanús, e Talleres também levantaram a taça da competição e devem ser reconhecidos como campeões da Sul-americana. 

Copa Conmebol

Criada em 1992, o torneio foi o antecessor da Copa Sul-Americana, que teve sua primeira disputa apenas em 2002. O objetivo, na época, era reunir os melhores clubes de seus países que não se classificavam para a Copa Libertadores, algo semelhante ao que acontecia na Europa, com a Copa da Uefa.

Em 1992, por exemplo, o Galo se classificou após ter perdido na semifinal do Campeonato Brasileiro no ano anterior. Semelhante ao que aconteceu com o Botafogo, campeão sul-americano de 1993, mas que havia sido vice do nacional em 92.

Em formato de mata-mata, foi disputado, na maioria das oito edições, por 16 clubes, que faziam as oitavas de final, quartas, semis e finais, em duelos de ida e volta. Brasil e Argentina eram os países que ganhavam mais vagas.

Em 1992, o clube mineiro passou por Fluminense, Junior Barranquilla, El Nacional e Olimpia, na final. Já em 1997, eliminou Portuguesa, América de Cali, Universitario e Lanús, na decisão