Análise Super FC

Galo goleado: Atuação abaixo da crítica em todos os setores

Erros apresentados pelo Atlético na temporada foram todos repetidos diante do Cerro Porteño em nova derrota

Por Frederico Jota
Publicado em 10 de abril de 2019 | 22:05
 
 
 
normal

O Atlético mostrou diversos erros táticos até aqui em 2019. Alguns apareceram em partidas isoladas e o time, mesmo sem ser brilhante, conseguiu se superar e vencer. Contra o Cerro, todos aconteceram de uma vez só, em uma única partida. Daí o resultado acachapante. Em Assunção, o Galo voltou a dar espaços demais para o adversário trabalhar e o que não faltaram foram erros de passe.

A marcação, frouxa, mesmo com um volante de contenção como Adílson em campo, permitiu que o Cerro trabalhasse com tranquilidade na intermediária atleticana. A transição, que poderia ser feita por Elias, não funcionou, e nada da bola chegar a Cazares e, consequentemente, a Ricardo Oliveira. Luan e Maicon Bolt, boas opções nos últimos jogos nas jogadas pelo lado, também não renderam como esperado e foram pouco acionados.

Apesar do espaço entre os setores, a qualidade técnica dos jogadores de frente do Atlético fez a diferença no lance do gol alvinegro. Uma prova de que, quando o time chega com mais jogadores à frente, pode render melhor.

Foi um lampejo de organização. Aí, em 13 minutos, quatro gols sofridos com falhas individuais, fruto de uma falta de conexão entre os setores e de uma tranquilidade para o adversário trabalhar. Junte-se a isso uma falta boba, que originou o primeiro gol e escancarou a dificuldade que o time tem para segurar um resultado favorável. Para completar, erros de passe dentro da área, goleiro e zagueiro batendo cabeça e uma saída desastrada de Victor. 

Faltou ousadia para o Atlético ampliar o marcador no primeiro tempo e, mesmo com jogadores cascudos, não soube controlar o jogo e pelo menos segurar uma vantagem mínima ou, na pior das hipóteses, um empate. Sem poder de reação, com substituições que não mudam o padrão de jogo, o Galo arrastou no segundo tempo. É preciso que, mesmo com um elenco com poucas opções, o Atlético seja mais compacto e evitar derrotas como essa de Assunção.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!