O início da temporada de 2021, logo após a chegada de Cuca, não foi fácil para o Atlético. As cobranças por um time bom dentro de campo diante de investimentos astronômicos no elenco desde a Era Sampaoli, vieram à tona após a derrota para a Caldense, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Neste sábado (19), o Galo reencontra a Veterana vivendo outra fase

Leia mais: Galo quer 'conhecer' Caldense antes de provável encontro na semi. 

O resultado foi apertado no gramado ruim do Ronaldão. Em 1º de abril, o Galo foi derrotado por 2 a 1 pela Veterana, que já havia superado Cruzeiro e América em rodadas anteriores do Estadual. Cuca estava na sua segunda partida pelo clube e ainda sofria com a desconfiança da torcida. 

Aos 22 minutos ainda do primeiro tempo, o Galo abriu o placar com Keno em cobrança de falta de Nacho Fernández, um dos únicos que conseguiram produzir naquela noite. Na etapa complementar, o Atlético sofreu o empate e a virada. Para tentar salvar a partida, Cuca resolveu improvisar o zagueiro Igor Rabello como centroavante. Não funcionou. 

A ideia do comandante era repetir o que já havia feito no próprio Atlético, com Leonardo Silva, em 2013, mas a tentativa desesperadora foi frustrada. O Galo saiu derrotado de campo e acabou perdendo a invencibilidade, construída no Estadual sob o comando do interino Lucas Gonçalves. 

Na época, a torcida alvinegra ficou desacreditada com uma possível reviravolta da equipe ao longo da temporada. Os investimentos, que seguiam altos desde 2020, continuavam e o time não conseguiu vencer a Caldense, que disputava a Série D nacional. O gramado atrapalhou, mas a desconfiança da torcida foi maior do que qualquer outro fator. 

Neste sábado (19), a história é outra. Muito mais consolidado, após uma brilhante e vitoriosa temporada em 2021, o Galo encara a Veterana para confirmar a primeira colocação da primeira fase. A equipe do interior faz bom campeonato até aqui. já está garantida na semifinal e deve encarar o próprio Atlético na fase seguinte do Estadual.