Mais de 30 mil torcedores são esperados para acompanhar a partida decisiva da Supercopa do Brasil neste domingo (20), às 16h (de Brasília), na Arena Pantanal, em Cuiabá, entre Atlético e Flamengo. Para evitar confrontos entre torcedores, as forças de segurança da cidade montaram um esquema especial com 200 profissionais.
Para fazerem a segurança no entorno do estádio, policiais militares do 10º Batalhão da Polícia Militar e das unidades especializadas, Rotam, Força Tática, Cavalaria e Batalhão de Trânsito estarão distribuidos nas quatros ruas no entorno da Arena Pantanal e nas rotatórias próximas ao estádio. Além de fazerem a segurança também dentro da arena.
A escolha de Cuiabá como cidade-sede da Supercopa gerou polêmicas nos bastidores. O Galo não encontrou estrutura para treinar na capital e, por isso, viaja apenas na tarde deste sábado, véspera do jogo, após treinar o grupo na Cidade do Galo pela manhã. Apesar disso, o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, destacou o desempenho do Mato Grosso em eventos esportivos.
"Cuiabá tem expertise com a realização de grandes eventos, como ocorreu em 2014, com os jogos da Copa do Mundo, a Copa América, realizada no ano passado, e diversos outros jogos já recebidos, em especial com o Cuiabá Esporte Clube na série A. Neste momento, temos que nos mobilizar para garantir a segurança do cidadão dentro e fora do estádio”, afirmou o secretário.
A escolta dos ônibus com as delegações de Atlético e Flamengo será responsabilidade do Batalhão de Trânsito da PM. A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) fará a organização do trânsito nos arredores do estádio e será responsável por fazer alterações no sentido das vias, visando uma fluidez maior e evitando congestionamentos, caso seja necessário.
Dentro da Arena Pantanal existe a Delegacia do Torcedor, que conta com o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e da Polícia Civil. O Sistema Penitenciário também funciona dentro do estádio e será responsável por fazer a escolta de presos, caso ocorram prisões durante a partida.