Paixão e solidariedade preta e branca. O Instituto Galo e o Sesc firmaram uma parceria no âmbito do programa Mesa Brasil para incentivar a doação de arroz e feijão por parte do torcedor neste domingo (10), quando o Atlético recebe o São Paulo no Mineirão. 

A gerente do Sesc Mesa Brasil, Luísa Dabes, diz que a concentração de pessoas no Mineirão motivou a parceria. "A arrecadação é interessante para ajudar essas pessoas que passam fome durante as férias. Estamos em cinco pontos no Mineirão: nos setores Norte, Leste, Sul, G1 do Leste e G1 do Norte. Também temos um QR Code, que permite a doação do torcedor pelo PIX, no valor que ele preferir. Tudo será doado para 37 instituições de BH. Fizemos um estudo com nutricionistas e assistentes sociais para mapear essas entidades",  disse.

A também gerente Mariana Estrela, vinculada ao Instituto Galo, explica que o resultado alcançado também é impulsionado pelo momento que o Atlético vive dentro de campo. 

"O Instituto Galo já fez três ações com o Sesc só neste ano. Essas parcerias aumentam nossa capilaridade. Nosso objetivo também é expandir para o interior. Vários jogadores fazem questão de se engajarem nas redes sociais. Isso faz toda diferença", afirmou. 

A torcedora Ana Maria Nogueira, de 62 anos, elogia a iniciativa, mas pede mais divulgação. "Moro em Lagoa Santa (na Grande BH) e também faço essas doações lá. O Galo vive um momento muito bom, mas sinto que faltou mais divulgação nas redes sociais e na imprensa", afirma a aposentada. 

Rafael Costa, de 31 anos, doou feijão para o projeto e incentiva a participação da Massa. "Foi minha mãe que me falou. Eu mesmo não tinha visto. Se todo mundo ajudar, a gente consegue fazer uma baita diferença, unindo lazer e solidariedade", afirma o engenheiro.

Por enquanto, a parceria é apenas com o Atlético, mas o Sesc também tentará expandir as doações para o Cruzeiro e ampliar o projeto.