Bem na fita

Jair se destaca no Galo e alcança maior sequência como titular no ano

Volante foi titular em 14 dos 18 jogos do Atlético no Brasileirão

Por Isabelly Morais
Publicado em 28 de outubro de 2020 | 09:30
 
 
 
normal

O volante Jair conquistou a confiança do técnico Jorge Sampaoli no Atlético. Um dos pilares do meio-campo do Galo, tem marcado presença nas escalações e foi titular nos últimos oito jogos da equipe. Essa conta poderia ser ainda maior, indo a 14, se não fosse a suspensão que precisou cumprir na 10ª rodada do Brasileiro, contra o Red Bull Bragantino. Ao todo, Jair foi titular em 14 dos 18 jogos do Atlético na competição.

Desconsiderando o duelo do qual não participou pelo terceiro amarelo recebido no jogo anterior, Jair tem alcançado grande sequência com Sampaoli. Só a relação de oito jogos consecutivos já é a maior do volante no ano como titular. O volante está no Atlético desde o início do ano passado, quando deixou o Sport para defender o Galo. Até então, foram 65 jogos disputados pela equipe mineira e sete gols marcados.

É possível dizer que Jair disputa posição com Allan. A formação mais usada por Sampaoli têm Nathan e Alan Franco na criação, com um trio de ataque. Por isso, o argentino geralmente opta por apenas um volante de ofício, e Jair tem assumido a preferência do treinador. Allan foi a primeira opção na retomada do futebol, em julho, mas viu o crescimento do colega.

E não à toa. Jair tem estatísticas bem interessantes com a camisa do Atlético, como o atleta que mais roubou bola, ao todo 40, pelo time no Brasileirão. Além de ser o jogador que mais cometeu faltas com a camisa do Galo na competição (35), também foi quem mais sofreu (31). Jair soma apenas um gol na competição nacional, marcado contra o São Paulo. Ele anotou, ainda, contra Tombense e América no Campeonato Mineiro.

A concorrência entre Jair e Allan não quer dizer que o meio-campo do Galo tem um ou outro. Pelo contrário. Os dois atuaram lado a lado em cinco jogos no Brasileiro, contra Internacional, São Paulo, Santos, Atlético-GO e Fluminense. Além disso, Allan foi improvisado na lateral-esquerda contra Ceará e Coritiba, tendo Jair no meio-campo.

Jair pelo Atlético no Campeonato Brasileiro

Jogos: 16 (14 como titular)
Gols: 1 (contra o São Paulo)
Assistências: 2
Roubadas de bola: 40
Faltas recebidas: 31
Faltas cometidas: 35
Cartões: 4 (todos amarelos)

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!