O Atlético monitora a situação dos protestos no Equador, onde a população reclama dos preços da gasolina, que desencandeou uma onda de manifestaçao pelo país desde a semana passada.

Neste final de semana, a Federação Equatoriana de Futebol (FEF) suspendeu quatro jogos da Copa do Equador. Porém, a FEF anunciou que outras duas partidas seguem mantidas: Atlético Samborondón x Independiente del Valle e El Nacional x Barcelona.

Na próxima terça-feira (28), o Galo encara o Emelec, em Guayaquil, e está atento a uma possível suspensão da partida ou até mesmo uma mudança de local. Mas a tendência é que não haja qualquer alteração, já que os protestos no Equador acontecem nas cidades de Pichincha, Imbabura e Cotopaxi.

Alem de Galo e Emelec, em Guayaqui, na terça-feira (28), na quinta (30), o Independiente del Valle receberá o Lanús, da Argentina, na primeira partida das oitavas da Copa Sul-Americana.

Fontes ligadas à Conmebol dão conta de que, em princípio, as partidas no Equador na próxima seman, tanto pela Copa Libertadores quanto pela Sul-Americana, estão mantidos.

Clube

O Atlético está em constante contato com a Conmebol e está tranquilo com a realização da partida, na próxima semana. O clube mantém a programação e viajará na tarde de domingo (26).

De acordo com a assessoria, por conta da proximidade e importância da partida, o sentimento dentro do clube é de que não haverá mudanças para o primeiro jogo das oitavas de final da Copa Libertadores.

Histórico recente

Ano passado, por conta de protestos na Colômbia, o Galo sofreu durante o duelo contra o América de Cali, na vitória por 3 a 1. Por várias vezes, o duelo foi interrompido pela arbitragem por conta dos gases lacrimogêneos acionados ao redor do estádio.

Na Libertadores do ano passado, alguns jogos do River Plate e Argentinos Juniors tiveram seus jogos suspensos na Colômbia, nos duelos contra o Santa Fe e Nacional, respecitvamente.