A Copa do Brasil (22) teve início nesta terça-feira (22), com partidas da primeira fase que podem ser únicas, caso haja empate ou o visitante ganhe, ou tenha volta, se o time da casa vencer. Há um bom tempo, as equipes que se classificaram para a Copa Libertadores entram na competição nacional apenas na terceira fase, ou oitavas de final. Mas sempre foi assim?
Criada no final dos anos 90, a Copa do Brasil tinha a participação de 32 times, número que foi se ampliando com o decorrer do tempo – hoje em dia são 92. A partir da edição de 2001, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que aqueles que estavam na competição sul-americana não participariam da copa, devido ao conflito de datas, visto que os dois torneios aconteciam em grande parte na primeira metade do ano.
Com isso, era mais fácil de times de menor expressão chegarem às fases finais ou até mesmo conquistarem o caneco, como foi o caso do Santo André, em 2004, Paulista, em 2005, e Sport em 2008. Mas isso mudou em 2013, quando a Copa do Brasil se estendeu durante todo o ano. Alguns anos depois a Liberta também aderiu ao calendário estendido.
Desde então, aqueles que disputam a Libertadores jogam a Copa do Brasil, mas entrando nas oitavas. Nesses nove anos de novo formato, apenas três vezes o campeão não foi um time que jogou o campeonato da Conmebol na mesma temporada: Flamengo, em 2013, Palmeiras, em 2016 e Cruzeiro, em 2017.
Atlético, América, Fluminense, Palmeiras, Athletico, Corinthians, Flamengo, Bragantino e Fortaleza se classificaram para a Libertadores de 2022, com isso, eles entrarão nas oitavas da Copa do Brasil. Conforme regulamento da CBF, não importa se os que disputam a fase pré, no caso, Coelho e tricolor carioca, sejam eliminados antes da fase de grupos.
A terceira fase do torneio brasileiro está previsto para acontecer a partir do dia 20 de abril. Confrontos são definidos após sorteios.