Na prateleira como um dos melhores laterais da história do Galo, Guilherme Arana comemora nesta segunda-feira (6/2), três anos da estreia pela equipe mineira. O primeiro jogo do lateral, pelo Atlético, foi a partida contra o Unión de Santa Fé-ARG, pela Sul-Americana. Ao todo, foram 139 jogos com o manto alvinegro, tendo marcado 14 gols e distribuído seis assistências para seus companheiros de equipe.
O reflexo destes números viraram títulos conquistados com o Atlético. Arana auxiliou para que o time vencesse três campeonatos mineiros, um brasileiro, uma Copa do Brasil e uma Supercopa. Além disso, neste período, o lateral ganhou o ouro olímpico com a seleção brasileira.
O jovem lateral de 25 anos, chegou ao Galo em janeiro de 2020, quando foi emprestado pelo Sevilla-ESP com contrato até junho de 2021. No fim desse período, o clube alvinegro exerceu o poder de compra, e adquiriu em definitivo, com o novo contrato que se encerra no final de 2024. Agora, o Atlético possui 90% dos direitos econômicos de Arana.
Relembre 5 momentos marcantes do lateral no Atlético:
1 - Marco no novo Mineirão
Na vitória por 4 a 0 em cima do Patrocinense, Arana marcou o gol de número 100 do Galo no estádio Mineirão, após a reinauguração, que aconteceu em 2013. Além disso, este também foi o primeiro gol do lateral com a camisa alvinegra, no Gigante da Pampulha, marco este que ocorreu no dia 29 de julho de 2020.
2- Seleção brasileira principal
O técnico Tite convocou o Arana para compor o elenco brasileiro, para a partida contra o Uruguai, no estádio Centenário, no dia 14 de novembro de 2020, que marcou como a primeira convocação do lateral para a seleção. A convocação se deu após o lateral Alex Telles testar positivo para a Covid-19. O jogador alvinegro estava na lista de suplentes, e teve sua primeira “chamada” para a seleção principal. A sua estreia, como titular, com a amarelinha, ocorreu apenas no dia 07 de outubro de 2021, na vitória em cima da Venezuela, pelas Eliminatórias.
3 - Ouro olímpico
Titular nos seis jogos da trajetória do Brasil nos jogos Olímpicos de Tóquio, Guilherme Arana levantou a taça, junto com seus companheiros, após vencerem a Espanha por 2 a 1, e conquistarem o segundo título brasileiro da competição, no dia 07 de agosto de 2021.
4 - Campeão brasileiro com destaque
Em um jogo eletrizante, o Atlético venceu de virada o Bahia por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, no dia 02 de dezembro de 2021. Este foi o primeiro título do Galo na competição após 50 anos. Ao todo, Arana participou de 26 jogos, e contribuiu com um gol e cinco assistências. Além do brasileirão, naquele ano a equipe alvinegra também venceu a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro, em que Guilherme foi premiado como melhor lateral esquerdo do Campeonato Brasileiro pela CBF, e também, no Bola de Prata da ESPN, além de estar na equipe ideal da América, pelo jornal El País.
5 - Lesão no joelho
Em mais uma temporada de alto nível, e sendo um dos cotados para ir ao Catar para disputar a Copa do Mundo pela seleção brasileira, Arana acabou sofrendo uma lesão multiligamentar comprometendo os ligamentos cruzado posterior e colateral medial, além de ruptura no menisco medial e na cartilagem do joelho esquerdo. Durante o empate com o RB Bragantino, por 1 a 1, no Mineirão, pelo Brasileirão, no dia 08 de setembro de 2022. Oito dias após o acidente, o jogador realizou a cirurgia, que foi bem sucedida. Ainda não há data prevista para o retorno.