A vitória diante do xará de Goiás no sábado, por 2 a 0, pelo Campeonato Brasileiro, veio em boa hora para o Atlético, que não vencia há quatro jogos e afastou qualquer início de crise ou de desconfiança no trabalho do treinador argentino Turco Mohamed. O triunfo trouxe tranquilidade para o time alvinegro, que agora vira a chave, mira suas atenções para outra competição e terá um compromisso importante nesta quinta-feira (19). Pela Copa Libertadores, o Atlético entra em campo às 19h.

Se vencer o Independiente Del Valle, do Equador, pela penúltima rodada da fase de grupos, a equipe alvinegra, que tem oito pontos na tabela, garante uma vaga nas oitavas de final sem depender de outros resultados. A primeira colocação também fica praticamente assegurada. Na Cidade do Galo, ninguém esconde que o torneio continental, que acabou escapando em 2021, é o sonho do elenco, da comissão técnica e da diretoria.

Para chegar ao triunfo, o Atlético terá de driblar, além do rival, alguns contratempos. O atacante Keno, por exemplo, deixou o gramado no sábado, ainda no início do segundo tempo, sentindo dores no músculo adutor da coxa direita. O camisa 11 ficou em tratamento no domingo e será reavaliado nesta segunda-feira (16), mas Turco já dá como certa a ausência do atleta. O argentino também não terá o chileno Vargas, lesionado. Com a saída de Savarino, negociado com o Real Salt Lake, dos Estados Unidos, no fim de abril, as opções no ataque ficam ainda mais restritas.

“Agora o Keno não vai estar, mas tenho claro qual é o time que tem que jogar. Às vezes há lesões, suspensões, cansaço físico, então tenho que fazer mudança de jogadores. Do lado esquerdo estamos sem Vargas e Keno outra vez. Há que se buscar uma forma que a equipe não perca intensidade e profundidade. Isso é o que temos que fazer, buscar uma solução”, comenta o treinador atleticano.

Turco, no entanto, vai definir o time titular ao longo da semana: “Tem Sávio, Ademir, há jogadores que estão esperando uma oportunidade. Tem o Sasha. Veremos o que é melhor para a equipe”. Contra o Atlético-GO, Sasha e Ademir entraram no segundo tempo. Mesmo com os desfalques, Turco se diz “tranquilo” com o elenco que tem à disposição.

No rumo certo

Há pouco mais de uma semana, após a derrota para o América pelo Campeonato Brasileiro, o treinador argentino preferiu não superdimensionar o revés, reconheceu que teria de resolver problemas na equipe, mas não falaria sobre o assunto publicamente. Dois jogos depois - empate fora de casa contra o Bragantino e vitória diante do Atlético-GO no Independência -, Turco vê uma equipe mais preparada e de volta aos trilhos.

“Sabíamos onde estava o problema, a equipe funcionou contra Bragantino e Atlético-GO, com muita intensidade, fazendo pressão a maior parte do tempo. A equipe já encontrou o rumo, saiu um pouco do caminho, mas agora já voltou. Temos que descansar e preparar para o jogo de quinta”, comenta o treinador, que sonha com uma temporada inesquecível: “Queremos ser protagonistas e ganhar todos os títulos”.

Sobre o duelo contra o Independiente Del Valle, Turco quer que o time tenha a mesma postura do primeiro tempo contra o Atlético-GO. No jogo de ida, no Equador, o Atlético abriu o placar logo aos 7 minutos, com um gol de Hulk, mas viu o adversário igualar o placar no comecinho da etapa final.

Agora, o treinador espera que jogar em Belo Horizonte pese a favor de seus comandados: “É um jogo completamente diferente, jogamos no Mineirão e não teremos a altitude. Poderemos manter o ritmo do primeiro tempo, pressionando, tendo o controle do jogo”.