Protocolo

Voos fretados, testes e bate-volta: como serão as viagens do Galo no Brasileiro

Clube vai tomar medidas voltadas para jogos fora de casa

Por Isabelly Morais
Publicado em 07 de agosto de 2020 | 09:00
 
 
 
normal

Quando o assunto envolve futebol e pandemia, uma das palavras mais ditas é 'protocolo'. Os clubes e as entidades têm elaborado documentos para garantir atividades seguras e sem riscos aos agentes envolvidos na retomada dos jogos. Com o Campeonato Brasileiro batendo na porta, um novo protocolo vai entrar em ação.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) elaborou um documento com pontos comuns a todos os times que vão disputar o Campeonato Brasileiro. Há questões, porém, que ficam a critério de cada clube, e o Atlético já organizou o seu protocolo para iniciar a disputa do campeonato nacional. O time estreia no domingo (9), contra o Flamengo, no Rio de Janeiro. 

Segundo o médico Rodrigo Lasmar, do Atlético, o clube iniciou as testagens nessa quinta (6) e vai seguir com testes frequentes no elenco, sempre antes das partidas. 

"Hoje [quinta] já começamos os testes visando o Campeonato Brasileiro. Pela manhã, fizemos a avaliação de todos os atletas inscritos e comissão técnica. Como primeira avaliação para o início do campeonato foi feito um exame de sangue, o sorológico, para a pesquisa dos anticorpos, e também o exame de swab de nariz para ver a presença do vírus. A partir de agora, nas 72h anteriores aos jogos, jogadores e comissão farão o teste do nariz. Faremos testes praticamente duas vezes por semana, porque jogaremos quarta e domingo", disse Lasmar à TV Galo.

Para evitar que os jogadores do Atlético fiquem muito expostos, o time vai se deslocar em voos fretados para os jogos fora de Minas Gerais. O protocolo do clube também espera evitar que os atletas fiquem muito expostos em locais como hotéis, por exemplo.

"Já começamos com um jogo fora e procuramos manter o máximo de segurança no nosso grupo. Então viajaremos em voos fretados, sempre na véspera do jogo e voltando imediatamente após o jogo, para minimizarmos o tempo que os atletas vão ficar fora, dentro de hotel, o que seria uma exposição maior. Agora é focar no Brasileiro e tomar todas as medidas de precaução", destacou.

No dia a dia - "A gente sempre reforça para lavar as mãos, o álcool gel e usar máscaras. Eles só tiram para os treinos e quando estão sozinhos, mas no convívio em grupo a gente procura manter para que tenhamos uma situação de sucesso, como temos tido até agora, com apenas um caso em três meses de treinos", disse Lasmar.

Se der positivo - "Os testes serão realizados por todos. Na eventualidade de algum atleta testado positivo antes do jogo, o atleta está automaticamente suspenso daquela partida e será avaliado. Isso sim será custeado pela CBF em todas as divisões. Uma enormidade de testes", completou Lasmar.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!