Belo Horizonte entra no circuito de um dos maiores eventos de montaria do planeta. No dia 15 de dezembro, no Mineirinho, a capital mineira vai sediar a última etapa do Monster Energy PBR (Professional Bull Riders), competição que dará vagas no Mundial da modalidade, nos EUA, que acontecerá durante todo o ano de 2019. O grande campeão do Mundial, após etapas que atravessam todo o país por vários meses, receberá prêmio de US$ 1 milhão (cerca de R$ 4,12 milhões). Além dos atletas, os touros, que são muito bem tratados, são as grandes estrelas do espetáculo.
Por ser a oportunidade final de decidir os representantes do país, a disputa na capital mineira valerá mais pontos. Além de BH, Goiânia também aparece na rota no primeiro dia de dezembro. Foi na cidade do Centro-Oeste que o lançamento do evento aconteceu nesta quarta-feira. Os resultados de todo o ano definirão os representantes do Brasil, que se juntarão a rivais do Canadá, México, Austrália e EUA, nações onde a PBR atua. Com grande tradição no esporte praticado há mais de 200 anos, o Brasil tem alguns favoritos, caso de Fernando Henrique Novaes, Bruno Scaranello, João Ricardo Vieira e Leandro Machado. Este último concorre ao prêmio de revelação do ano.
As vendas começam nesta quinta-feira, a partir das 10h, pelo site www.tudus.com.br. A escolha de Belo Horizonte para definir o vencedor da competição em território nacional mostra a relevância da cidade no cenário da montaria. "Há cerca de 10 anos, eu estive em Belo Horizonte na exposição do cavalo Mangalarga Machador. Fiquei maravilhado com o que vi, com a cultura, o envolvimento e a força do universo country. Ali eu soube que a cidade entraria na rota em algum momento e chegou a hora", afirma Sean Gleason, CEO da PBR.
A novidade para este ano é a presença da IMM, que ficará por conta da organização, contribuindo com um know how de gestão internacional de arenas. Ao contrário dos outros eventos de montaria, as duas etapas acontecerão de forma exclusiva, sem vinculação com festivais de música.
"Temos como objetivo proporcionar aos fãs uma experiência de evento repleta de momentos inesquecíveis, apresentar os melhores atletas e touros em grandes arenas do país, com uma montagem incrível. Estamos trazendo para o Brasil uma experiência da PBR nunca antes vista", afirma Philippe Menezes, diretor da IMM, empresa responsável pela organização do evento.
A parte técnica segue sob a chancela da PBR, maior organização mundial de montaria em touros, realizando 250 etapas no mundo e com transmissões que atingem meio bilhão de casas em 40 países. No Brasil, a entidade existe desde 2006, promovendo torneios em Minas Gerais e outros Estados, como Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.
*Repórter viajou a convite da organização
BH receberá evento que dará vaga em Mundial de montaria de touros
No dia 15 de dezembro, no Mineirinho, capital mineira vai sediar a última etapa do Monster Energy PBR, competição que dará vagas no Mundial da modalidade, nos EUA
