Um jogo que, literalmente, vale milhões. Os tradicionais Nottingham Forest e Huddersfield fazem neste domingo (29), às 12h30 (de Brasília), a partida que não só encerra a temporada na Inglaterra como garante, ao vencedor, a última vaga na próxima Premier League. Chegar à elite inglesa vai colocar nos bolsos do novo integrante do torneio algo em torno de 90 milhões de libras (cerca de R$ 537 milhões, na cotação de 27 de maio, sexta-feira). O Star + e a ESPN vão transmitir o jogo para o Brasil.
O jogo é a última partida do play-off da Championship, a segunda divisão inglesa, e será disputado no icônico estádio de Wembley, em Londres. O campeonato é disputado por 24 clubes, sendo que dois se classificam diretamente para a elite. Quem fica entre o terceiro e o sexto lugares se enfrentam no playoff (3º contra o 6º e 4º contra o 5º), em dois jogos. Os vencedores vão para a partida derradeira.
Mais do que a grana, o prestígio de retornar à elite nacional vale muito. O Nottingham Forest, bicampeão da Copa dos Campeões (atual Champions League) em 1979/80, não joga a Premier League desde 1998/99. Chegou a cair para a terceira divisão, onde ficou três temporadas, entre 2005 e 2008. Chegou a sonhar com o acesso em algumas oportunidades, lotou o tradicional estádio City Ground, mas bateu na trave.
O Huddersfield, tricampeão de forma consecutiva nos anos 1920, voltou a disputar a Premier League entre 2017 e 2019 depois de um longo tempo ausente. Se despediu da elite inglesa com uma campanha bem ruim, com apenas 3 vitórias em 38 jogos. Depois de duas temporadas oscilantes na segunda divisão, volta a Wembley depois de cinco anos.