O Villa Nova está de volta à Série D do Campeonato Brasileiro. Neste domingo (13/3), o Leão do Bonfim bateu, em Nova Lima, o Patrocinense por 2 a 0 e garantiu uma das três vagas do Mineiro para o torneio nacional.
A classificação vale para a presença na edição de 2023 do torneio nacional. A última participação do Villa na Série D havia sido em 2020, ano em que o Leão amargurou, no Mineiro, a queda para o Módulo II. O time de Nova Lima voltou à elite estadual na temporada 2022.
Com os três pontos, o Villa chega aos 15 pontos, na 5ª colocação, atrás de Athletic e Caldense, que estão no G-4. Agora, com uma rodada para o fim da primeira fase do Campeonato Mineiro, o Villa só pode ser ultrapassado pelo América, em sexto, que está na Série A do Brasileirão.
Já o Patrocinense, com a derrota, fica com situação complicada no Campeonato Mineiro. O time de Patrocínio soma 7 pontos em dez jogos e precisa torcer para uma vitória do Cruzeiro sobre o Pouso Alegre para terminar a rodada fora da zona da degola.
A partida
O jogo deste domingo no Castor Cifuentes começou com o Patrocinense pressionando. O time visitante quase abriu o marcador no começo do jogo, mas foi surpreendido por um golaço de Branquinho. Aos 21 minutos do primeiro tempo, o atacante do Villa driblou três jogadores e encobriu o goleiro Jaccson, fazedo 1 a 0 para o time de Nova Lima.
O golpe final veio aos 43 do segundo tempo. Thomazel foi derrubado por Zé Augusto e o juiz apitou. O lateral direito Danilo Belão bateu sem chances para Jaccson e sacramentou o 2 a 0 Villa.
Na próxima rodada, a última da primeira fase, o Villa joga com o Athletic, no sábado (19/3), às 16h30, em São João del Rey. Já o Patrocinense recebe o Cruzeiro, no mesmo horário, em Patrocínio.