O cancelamento da etapa de Belo Horizonte da Stock Car, que aconteceria em 17 de agosto no entorno do Mineirão, na Pampulha, fez com que a capital mineira acumulasse uma série de “prejuízos”. É o que afirmam a deputada estadual Duda Salabert (PDT) e o biólogo Marcelo Dias, estudante de doutorado em Ecologia na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
+ Stock Car BH 2025 é cancelada; entenda
“Cortaram dezenas de árvores, causaram impacto negativo no Hospital Veterinário da UFMG, atrapalharam o trânsito da cidade e o lucro que deveria ficar para Belo Horizonte não veio. Pelo contrário, a cidade sai no prejuízo: ambiental, na mobilidade — já que as muretas seguem atrapalhando pedestres — e econômico, pois o lucro esperado era calculado para cinco anos, e isso não foi cumprido. Resumindo: o início, o durante e o fim foram um total desrespeito com BH, como já havíamos anunciado”, afirmou Duda Salabert ao repercutir o cancelamento.
Para Marcelo Dias, o cancelamento da Stock Car em Belo Horizonte confirma as alegações feitas em 2024, quando a cidade sediou o evento.
"O entorno do Mineirão não é local adequado para esse tipo de corrida. Hoje temos um instituto de pesquisa e a Escola de Veterinária naquele espaço. Disseram que colocariam uma barreira acústica, mas nenhuma das barreiras instaladas foi capaz de conter o som. O necessário seria uma barreira de 23 metros, mas instalaram uma de apenas dois metros. Sou pesquisador da UFMG e afirmo: era inviável realizar a corrida ali, do ponto de vista ético, esportivo e ambiental", declarou.
Com o cancelamento da etapa, a deputada Duda Salabert afirmou que vai fiscalizar o contrato assinado com a organização da corrida para verificar se as compensações socioambientais previstas foram efetivamente cumpridas.
"Sempre fui favorável a Belo Horizonte sediar grandes eventos, inclusive a própria Stock Car. A crítica sempre foi ao local escolhido, em frente ao Hospital Veterinário da UFMG, e ao corte de dezenas de árvores. Temos diversos espaços na cidade que poderiam receber a corrida. A não realização do evento mostra que os gestores que trouxeram a corrida para cá não estavam preocupados em deixar um legado positivo para a cidade", disse a parlamentar.
Cancelamento da Stock Car
O cancelamento da etapa da Stock Car em Belo Horizonte foi anunciado pela empresa Vicar, organizadora do evento, nesta segunda-feira (7/7), por meio de comunicado oficial. Prevista originalmente para o dia 17 de agosto, a 5ª etapa da competição automobilística será transferida para o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), na mesma data.
Segundo a produtora, o cancelamento da etapa de Belo Horizonte ocorreu devido à falta de possibilidade de aumentar o prazo para a montagem do circuito no entorno do Mineirão de forma segura. Segundo a Vicar, a falta de tempo hábil, devido a outras agendas do Mineirão, impediu a montagem do circuito de forma segura.
Procurado, o Mineirão negou que haja qualquer evento ou fator na data prevista para a Stock Car BH que impeça a montagem da infraestrutura.
Nota da BH Stock Festival
Com grande respeito e gratidão trazemos uma importante atualização sobre o BH Stock Festival.
Apesar de não haver evidências de impactos ambientais relacionados à realização do BH Stock Festival 2024, o Ministério Público Federal permanece pedindo a suspensão das vendas de ingressos no processo judicial movido.
Para organizar tudo da melhor forma e garantir o alinhamento com as autoridades envolvidas, iremos alterar a data do festival. Nosso compromisso é assegurar total segurança jurídica e proporcionar uma experiência inesquecível para todos os envolvidos: público, patrocinadores, parceiros, artistas e prestadores de serviço.
Além de sua importância cultural, o BH Stock Festival traz benefícios significativos para Belo Horizonte:
• Impacto socioeconômico: Geração de empregos, renda e novos investimentos;
• Estímulo à economia local: Atração de turistas e fortalecimento de negócios regionais;
• Belo Horizonte como destino turístico: Consolidação da cidade como referência nacional e internacional;
• Projeção global: Visibilidade internacional de Belo Horizonte, com transmissão ao vivo para 157 países, destacando o Mineirão e a Pampulha – patrimônio da UNESCO.
Estamos ajustando os últimos detalhes para anunciarmos as novas datas e garantir que o festival seja inesquecível. Agradecemos a confiança e pedimos que acompanhem nossas redes sociais para novidades incríveis.