A Copa do Mundo do Catar vai ganhar, neste domingo (5), mais um integrante. O último classificado da Europa vai ser definido no duelo entre País de Gales e Ucrânia, às 13h (de Brasília), que fecha a repescagem do Velho Continente. Gales chegou a esta etapa após derrotar a Áustria por 2 a 1, em março. Já a Ucrânia eliminou a Escócia durante a última semana.

Na fase de grupos, a Ucrânia ficou em segundo lugar no grupo D, o da França, o que garantiu a vaga na repescagem, com um ponto a mais que a Finlândia. País de Gales ficou em segundo no grupo E, o da Bélgica, e também com um ponto a mais do que o terceiro colocado, a República Tcheca.

Se conseguir a vaga, País de Gales volta a uma Copa depois de mais de 60 anos. Em sua única participação em um Mundial, em 1958, na Suécia, chegou às quartas de final e foi eliminado pelo Brasil, por 1 a 0, com gol de Pelé.

A Ucrânia também só disputou uma Copa do Mundo, a da Alemanha, em 2006 e também parou nas quartas de final, quando foi eliminada pela Itália. Vale lembrar que, em 2006, a Copa teve uma fase a mais por ter um número maior de seleções. Nas quartas, os ucranianos eliminaram a Suíça.

Quais vagas restam para a Copa do Mundo?

Após a definição da vaga europeia, vão restar mais duas para serem preenchidas por meio da repescagem mundial. Na terça, dia 7, Emirados Árabes e Unidos e Austrália decidem quem vai enfrentar, no dia 13, o Peru, quinto colocado da América do Sul - o vencedor se garante no Catar. No dia 14, Costa Rica e Nova Zelândia fazem o último jogo das eliminatórias com o ganhador também carimbando o passaporte. Esses três últimos jogos serão disputados no Catar.