Após o anúncio da primeira Maratona Oficial de BH, feito pelo prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, na última terça-feira (29/7), a capital mineira se prepara para entrar de vez no circuito nacional das grandes provas de corrida de rua. O evento está previsto para o dia 17 de maio de 2026 e essa iniciativa foi tema de audiência pública realizada nessa quarta-feira (30/7) na Câmara Municipal, com foco em discutir ações que fomentem a prática esportiva na cidade. A expectativa é que a Prefeitura de Belo Horizonte realize uma coletiva de imprensa na próxima semana para divulgar detalhes do projeto.
Leia mais: Mais de R$ 350 em autocuidado, nutrição e bem-estar: esse é o presente da Corrida O TEMPO para você
Lucas Condurú, corredor e integrante do grupo BairrosBH, um dos núcleos da cidade que apoia a criação do evento, acompanha de perto a formatação da Maratona Oficial de BH. Segundo ele, o evento não será apenas uma prova esportiva, mas uma oportunidade de mostrar o que Belo Horizonte tem de melhor. “A ideia não é organizar a maior prova do Brasil, mas sim a melhor prova do Brasil, a melhor experiência para o atleta no Brasil”, disse. O trajeto oficial ainda não foi divulgado, mas já se sabe que a proposta é não concentrar os eventos esportivos da região da Pampulha e ocupar outras áreas da cidade. Sendo assim, para a Maratona Oficial de BH a chegada da prova e a retirada de kits já estão definidas para o Parque Municipal Américo Renné Giannetti, no Centro.
Legenda: Audiência pública para debater a prática da corrida de rua em BH / Foto: Dênis Dias/CMBH
Audiência Pública
Durante Audiência Pública, realizada na Câmara Municipal de Belo Horizonte nessa quarta-feira (30/7), a vereadora Marcela Trópia (Novo) comemorou a realização da Maratona Oficial de BH. “Os belo-horizontinos estavam doidos para correr no 'quintal de casa'. Percebi que esse sentimento é o que mais move a comunidade corredora da capital: poder correr uma prova na sua cidade, apresentando ela para o Brasil”, disse Trópia sobre a criação da maratona.
Leia mais: Do ‘pace’ ao ‘RP’: conheça as principais palavras e expressões do dicionário do corredor
Além do projeto da maratona, a vereadora informou que está realizando um mapeamento das principais áreas usadas para corrida em BH, com o objetivo de apresentar sugestões de melhorias como iluminação, banheiros e bebedouros públicos.
*sob supervisão de Frederico Jota.