Principal jogador do elenco do Cruzeiro, o meio campista Matheus Pereira foi convocado pelo técnico Dorival Jr para integrar a seleção brasileira para a partida da próxima terça-feira (15 de outubro) contra a seleção do Peru, em Brasília, em jogo válido pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026. 

A oportunidade para o camisa 10 do Cruzeiro chegou em função do fato de Lucas Paquetá ter levado um cartão amarelo logo no início da vitória de virada sobre o Chile, por 2 a 1, na noite desta quinta (10). Com isso, o jogador do West Ham terá que cumprir suspensão diante do Peru.

Já em sua coletiva de imprensa após a partida com o Chile, Dorival Jr já havia falado que o nome de Matheus Pereira estava entre os dos atletas 'no radar' da seleção brasileira, "por aquilo que vem apresentando dentro do Campeonato Brasileiro. Não só este ano, mas no ano anterior ele também teve um certo destaque”, analisou.

De fato, em que pese a queda de produção de toda a equipe na reta final desta temporada, Matheus Pereira tem sido o destaque do Cruzeiro em 2024: Aos 28 anos, o camisa 10 participou de 48 jogos da Raposa, tendo marcado nove gols e dado 13 assistências.

Matheus Pereira, que participou do treino do Cruzeiro na manhã desta sexta (11) na Toca da Raposa, viajará para Brasília para se encontrar com a delegação da seleção brasileira, que tem desembarque previsto para o início da noite.

Desta forma, Matheus Pereira deve participar apenas de dois treinamentos mais intensos com a seleção brasileira (sábado e domingo) antes do compromisso contra os peruanos.

Como a seleção brasileira vem sofrendo com os vários desfalques em função de contusões, o técnico Dorival Jr tem enfrentado dificuldades para encontrar um jogador que possa fazer o papel de armação na seleção brasileira.

O posto de camisa 10 do Brasil vinha sendo exercido por Neymar, mas o jogador do Al-Hilal, da Arábia Saudita, está praticamente um ano fora dos gramados em função de grave lesão. Nas últimas partidas, Dorival Jr chegou até a testar outros jogadores exercendo o papel, como Rodrygo, do Real Madrid, e até Raphinha, do Barcelona.

Como o Cruzeiro só volta a jogar na sexta que vem (dia 18), contra o Bahia, no Mineirão, pelo Campeonato Brasileiro, Matheus Pereira não desfalcará o time celeste em função de sua convocação para a seleção brasileira.