O partida entre Cruzeiro e Lanús, terça-feira (22 de outubro), no Mineirão, terá no comando um árbitro que já apitou até Copa do Mundo.

Nesta sexta-feira (18), a Conmebol divulgou a escala de arbitragem para os confrontos das semifinais da Copa Sul-Americana. E a missão de apitar o duelo entre Cruzeiro e os hermanos será do uruguaio Andrés Matonte.

Apesar de ter apenas 34 anos, Matonte é um árbitro já com muita 'rodagem' no futebol. E não apenas sul-americano.

Considerado principal nome da atual geração de árbitros uruguaios, Matonte vem se destacando e sendo escalado para jogos importantes.

Em 2021, por exemplo, ele apitou a final da Sul-Americana entre Athlético-PR e Red Bull Bragantino.

No ano seguinte, na Copa do Mundo do Catar, apitou a goleada da Croácia sobre o Canadá, por 4 a 1.

O bom desempenho fez com que o árbitro uruguaio também fosse escalado para a disputa do Mundial e Clubes da Fifa. Foi dele a arbitragem de uma das semifinais do torneio em 2023, quando o Real Madrid fez 4 a 1 no Al Ahly.

Já neste ano, Andrés Matonte apitou a decisão da Recopa Sul-Americana, quando o Independiente del Valle, do Equador, bateu o Flamengo, nos pênaltis.

Para a partida entre Cruzeiro e Lanús, Matonte terá como auxiliares seus compatriotas Martin Soppi e Carlos Barreiro. O VAR ficará a cargo do colombiano Nicolas Gallo. 

Andrés Matonte ainda não apitou nenhum jogo do Cruzeiro nesta temporada.