Já há alguns dias, o Cruzeiro deu fim às férias de duas semanas para se concentrar na segunda parte da temporada, cujo expectativa da torcida está nas alturas. Mesmo sem reforços integrados ao elenco, o time celeste promete ter bom desempenho, especialmente no Campeonato Brasileiro, assim como foi no primeiro semestre.

Após 12 rodadas, a Raposa alcançou uma inimaginável vice-liderança da competição, com 24 pontos, a mesma quantidade do líder, Flamengo, que foi para a disputa da Copa do Mundo de Clubes. Resultado supera, até então, o principal objetivo do clube em 2025: ficar na zona de classificação para a Copa Libertadores de 2026.

Após alguns treinos no Espírito Santo e dois amistosos em terras capixabas, diante de Defensa y Justicia e Banfield, ambos da Argentina, o time comandado pelo português Leonardo Jardim restabelece os treinamentos na Toca da Raposa 2, onde focará na sequência do ano. Viagem serviu, especialmente, para testagem e ritmo de jogo.

Como chegou à parada

Com o empate por 0 a 0 com o Vitória, em 12 de junho, o Cruzeiro chegou a 12 jogos de invencibilidade, somando Brasileirão, Copa do Brasil e Sul-Americana. Ou seja, o time foi descansar com uma boa sequência invicta e com boas expectativas de futuro.

KJ19 é o artilheiro da equipe. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Sem dúvidas, o maior destaque da equipe àquela altura era o centroavante Kaio Jorge, que se tornou peça fundamental ao atingir a artilharia, com 10 gols marcados em jogos oficiais. Além dele, outros viveram ascensão, como o volante Lucas Silva e o lateral-esquerdo Kaiki Bruno.

Também não há como deixar de comentar sobre a regularidade de alguns atletas, que são uma espécie de base do time. O goleiro Cássio, o zagueiro Fabrício Bruno, o volante Lucas Romero e o meia Matheus Pereira são figuras quase indispensáveis para o técnico Leonardo Jardim.

Em baixa

Apesar do bom momento, algumas figuras celestes terminaram o primeiro semestre em baixa. É o caso do atacante Lautaro Díaz, que decepcionou a torcida nas oportunidades que teve em campo, assim como o zagueiro Mateo Gamarra, que pode ser devolvido ao Athletico.

Lautaro busca espaço. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Recuperados

A parada também foi importante para recuperar alguns atletas que tratam/tratavam lesões. São os casos dos meio-campistas Matheus Henrique e Japa.

Antes mesmo do recesso, Japa, que teve uma importante lesão no tendão da coxa esquerda em janeiro, voltou a treinar com os companheiros. Nesta intertemporada, ele trabalhou para estar 100% e finalmente estrear em um jogo neste ano.

Já Matheusinho, que lesionou o menisco do joelho direito em abril e precisou ser operado, continuou frequentando a Toca da Raposa 2 durante as férias para fortalecimento muscular. Há expectativa para o seu retorno aos treinamentos em breve.

Matheus Henrique durante treino no CT. Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Opinião

Comentarista de O TEMPO Sports, Lélio Gustavo acredita que o Cruzeiro manterá o compasso na sequência e consiga brigar pelo título do Brasileirão. "A expectativa é que o Cruzeiro mantenha o ritmo e dispute o título na temporada, não só do Brasileirão, como também da Copa do Brasil. Creio que o time não terá uma queda técnica nesta temporada. É muito bem treinado e sabe o que faz dentro de campo", opinou.

Já Daniel Seabra, outro integrante de O TEMPO Sports, acredita que o nível do elenco poderá aumentar, especialmente se chegarem reforços. "O Cruzeiro tem um bom time e até um bom elenco. Dá para disputar as duas competições Agora, dependendo de quem o Cruzeiro trouxer, melhora um pouco mais a situação para o Leonardo Jardim, que vai precisar, claro, de mais um zagueiro", afirmou.

Ele concorda com Lélio quando o assunto é, pelo menos, ter constância. "O Cruzeiro tem que manter esse embalo. Se o time conseguir manter como vinha na reta final antes da paralisação, volta com tudo. Essa é a esperança do torcedor celeste, já que o Cruzeiro não chegou à vice-liderança do campeonato por acaso. Nunca houve paraquedas, está lá porque ele está mostrando um futebol muito consistente e muito efetivo", concluiu.

Futuro

Jardim terá cerca de uma semana para trabalhar com seus comandados antes do próximo jogo oficial, o primeiro deste segundo semestre. No domingo (13/7), às 20h30, a Raposa encara o Grêmio, no Mineirão, pelo Brasileirão Série A.