Pressionados, assim chegam Cruzeiro e Fluminense para o duelo da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Motivos diferentes levam as equipes a essa condição na noite desta quinta-feira (3). Quando a bola rolar, às 21h30, no Maracanã, os cariocas tentarão deixar a zona de rebaixamento, enquanto o Cabuloso sonha em voltar ao G6 do Brasileirão.
Sem vencer a três jogos pela competição, a Raposa viu os adversários Bahia e Internacional superarem o clube na tabela de classificação. E o cenário é ainda pior se levarmos em consideração o mando de campo.
Se em casa o Cruzeiro mostra sua força no Brasileiro, como visitante os comandados de Fernando Diniz deixam a desejar. Em 14 jogos nessa condição, o Cabuloso venceu apenas 3 e tem apenas a 12ª campanha nesse quesito. A última vitória fora de casa da Raposa aconteceu no fim de julho, quando o Cruzeiro venceu o Botafogo, no Engenhão, por 3 a 0, ainda na vigésima rodada.
E a escrita é ainda maior com relação ao adversário. Há quase 12 anos o clube celeste não vence o Fluminense como visitante no Brasileirão. A vitória por 2 a 0 sobre o Tricolor Carioca em novembro de 2012, quando Montillo e Elber ajudaram o clube estrelado a construir aquele 2 a 0, na 36ª rodada do Brasileirão, no Maracanã, foi a última da Raposa fora de casa na competição.
A partida marca o reencontro do então treinador celeste, Fernando Diniz, com seu ex-clube. Quis o destino que o técnico cruzeirense tentasse sua primeira vitória à frente do clube diante da equipe que dirigia há pouco mais de três meses.
O comandante estrelado, que não dirigiu o clube na última rodada da Série A, cumpriu suspensão contra o Vasco e retorna no Maracanã. Assim como o zagueiro João Marcelo, que volta após automática. A dúvida, porém, está no meio de campo.
O artilheiro e principal jogador da equipe, Matheus Pereira, com dores na coxa direita, foi vetado do último compromisso celeste. Porém, o camisa 10 participou normalmente das últimas atividades na Toca da Raposa e viajou com a delegação para o Rio de Janeiro.
Com isso, a tendência é que o técnico Fernando Diniz escale o Cruzeiro com Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Mateus Vital); Gabriel Veron, Lautaro Díaz e Kaio Jorge.
Se de um lado Diniz recorda momentos de glória com a camisa adversária, de outro Mano Menezes também tem boas lembranças defendendo o Cruzeiro. Mas o treinador da equipe carioca convive com uma forte pressão da torcida Tricolor. Principalmente após a eliminação da Copa Libertadores para o Atlético na última semana.
E o treinador terá problemas para o confronto. Mano não conta com o lateral Diogo Barbosa e com o atacante Cano, que cumprem suspensão. Os experientes Marcelo e Thiago Silva também são dúvida para a partida.
Com dores na panturrilha, Marcelo pode não ser relacionado para o duelo desta quinta (3). Sem o substituto natural, Diogo Barbosa, suspenso, Gabriel Fuentes pode iniciar a partida. Já o zagueiro Thiago Silva ainda sente dores no tornozelo e pode ser preservado. Com isso, Antônio Carlos assumiria a titularidade.
O provável Fluminense que encara o Cruzeiro deve contar com Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Thiago Silva (Antônio Carlos) e Gabriel Fuentes; Bernal, Martinelli e Paulo Henrique Ganso; Arias, Serna e Kauã Elias.
Ficha técnica
- O quê: Fluminense x Cruzeiro
- Motivo: 29ª rodada Brasileirão 2024
- Quando: quinta-feira, 02 de outubro de 2024, às 21h30
Onde: estádio Maracanã, no Rio de Janeiro - Provável Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, Thiago Santos, Felipe Melo (Thiago Silva) e Fuentes; Bernal, Martinelli e Ganso; Keno, Kauã Elias e Arias. Técnico: Mano Menezes
- Provável Cruzeiro: Cássio; William, Zé Ivaldo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Matheus Henrique e Mateus Vital (Matheus Pereira); Lautaro Díaz, Kaio Jorge e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Diniz
- Arbitragem: Ervino Bauermann (PR)
- Auxiliares: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Gizeli Casaril (SC)
- VAR: Daiane Muniz (SP)
- Transmissão: FM O Tempo 91.7, Sportv e Premiere