Na súmula do jogo entre Cruzeiro e Flamengo, ocorrido na noite dessa quarta-feira (6/11), o árbitro Gustavo Ervino Bauermann relatou os diversos copos atirados pela torcida mandante no gramado da Arena Independência. Isso pode gerar punição à equipe estrelada.

As infrações foram cometidas durante o segundo tempo, quando o Urubu já vencia a partida, válida pela 32ª rodada do Brasileirão Série A. Alguns foram direcionados à arbitragem, outros aos membros do clube celeste, e também aos rubro-negros – um deles acertou o atacante Bruno Henrique.

Durante praticamente todo o confronto, os auto-falantes do estádio pediam para que a China Azul não arremessasse objetos e nem soltasse bombas e fogos, o que foi desrespeitado. Mais de 20 mil pessoas compareceram ao Horto.

Regulamento

Conforme o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o clube pode sofrer sanções pelos atos de seus torcedores. No artigo 213, consta: "Deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir: desordens em sua praça de desporto; invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; e lançamento de objetos no campo ou local da disputa do
evento desportivo."

A pena é uma multa entre R$ 100 e R$ 100 mil. Quando os atos atrapalham o andamento do jogo, a agremiação pode perder mando de campo. Caso os responsáveis sejam identificados e seja lavrado boletim de ocorrência, o clube escapa de uma punição.