Os torcedores do Cruzeiro que desejam acompanhar a final da Copa Sul-Americana terão que preparar documentos de identificação e comprovantes de vacina para ingressar ao Paraguai, sede do jogo decisivo. A final, contra o Racing, clube argentino, será disputada no dia 23 de novembro, no estádio General Pablo Rojas, em Assunção.
A reportagem de O TEMPO Sports listou algumas das exigências que são necessárias para os torcedores da equipe celeste:
Documentos
Para acessar o país sede do confronto decisivo, os torcedores cruzeirenses irão precisar de um documento de identidade (RG) emitido nos últimos dez anos ou passaporte. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é inválida. Outros documentos, como certidão de nascimento, carteiras de identificação profissional e CPF, também não são aceitos.
Vacinação
Outra exigência para os torcedores brasileiros é o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), que comprova a vacinação contra a febre amarela. Conforme determinado pelo Ministério de Saúde Pública e Bem-Estar Social do Paraguai, a imunização deve ocorrer pelo menos dez dias antes da chegada ao país. Caso a pessoa tenha algum problema de saúde e não possa tomar a vacina, ela deverá apresentar um atestado médico.
Como emitir o CIVP?
Para ter acesso ao documento, o torcedor deverá acessar o site do Governo Federal e fazer a solicitação. Outra possibilidade é pelo aplicativo Conecte SUS, que também indica as doses da vacina contra a Covid-19.
Não vacinei contra a febre amarela, o que fazer?
É necessário ir a um posto de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou uma clínica particular de vacinação dez dias antes da viagem. É necessário apresentar o documento de identificação e o cartão de vacina. A dose será disponibilizada posteriormente no Conecte SUS, permitindo ao torcedor ter acesso ao CIVP. Como a final da Sul-Americana acontecerá no dia 23 de novembro, a imunização deve ocorrer até a próxima quarta-feira (13).
Automóveis
Os torcedores que desejam ingressar no Paraguai com automóveis precisam portar documento do veículo, no nome do motorista, ou uma autorização de uso do proprietário. Também é necessário ter o seguro Carta Verde, considerado como essencial para qualquer pessoa que planeja conduzir um veículo, seja carro, moto, motorhome ou qualquer outro, em países da América do Sul.
Ingressos
Não há mais ingressos vendidos pela Conmebol para o jogo entre Cruzeiro e Racing, no próximo sábado (23/11), válido pela final da Copa Sul-Americana. A entidade desportiva informou que os mesmos se esgotaram na manhã desta terça-feira (19/11).
No entanto, ainda há como os cruzeirenses garantirem um lugar no estádio La Nueva Olla, em Assunção, no Paraguai. Conforme o clube brasileiro, os sócios-torcedores que quiserem ir à partida, devem entrar em contato com o programa.
A Conmebol comercializava entradas para os setores mistos do estádio, ou seja, aqueles que podem ter presença de torcedores dos dois times e demais pessoas. Entradas custavam a partir de US$ 100, quase R$ 600.
Racing x Cruzeiro Final da Copa Sul-Americana
O Racing, da Argentina, receberá o Cruzeiro no próximo sábado (23/11), às 17h, no estádio General Pablo Rojas, conhecido como “La Nueva Olla”. Localizado em Assunção, no Paraguai, o estádio é a casa do Cerro Porteño e pode receber até 45 mil torcedores. O time argentino joga como mandante da final, devido à melhor campanha na fase classificatória do torneio.